segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

A briga pelo legislativo.

Nos bastidores das eleições municipais de 2012 prováveis candidatos começam suas articulações em busca de uma vaga na Câmara Municipal de Pereiro. Em todos os cantos da cidade já se escuta rumores de quem deve pleitear uma vaga para o Legislativo municipal. Na sondagem deste blog 30 pré-candidatos já manifestaram o desejo de concorrer a uma vaga, do total, 19 são velhos conhecidos das ultimas eleições.
O número de vagas deve subir de nove para 11, fazendo com que novatos tenham mais chances de conquistar o cargo.
Na ultima eleição, cinco das nove vagas ficaram com a coligação vencedora da eleição. A votação da atual secretária Regina Célia que obteve quase 900 votos ajudou a eleger por média o quinto candidato.
O que chama atenção além dos prováveis novos candidatos é a perca que a coligação vencedora das ultima eleições deve sofrer. Dos quatro mil 881 votos nominais que os vereadores da coligação encabeçada pelo PRB receberam na ultima eleição, com as novas alianças deve haver uma perca de um mil 743 votos. A subtração deve acontecer por causa das saídas dos candidatos Eugênio de Crioulas, Leni Freitas, Claudio Nogueira, Socorro Virgínio, Paulo dos Correios, Antônio Falcão dentre outros. A coligação encabeçada pelo PSDB também perde. Dos três mil 627 votos nominais obtidos na ultima eleição, a coligação deve perder um mil e 89 votos por causa da saída da vereadora Daniele Morais e dos candidatos Naldo da Lagoa Nova e Zeca Francisco.
É nesse instante que entra a importância dos novos candidatos. No levantamento desse blog, dos 11 novos prováveis candidatos pelo menos nove devem fazer parte da coligação formada por PSDB/ PSD/ PT/ PMDB/ PSol/ PDT/ DEM e PHS. Fica claro que: com as percas da coligação formada pelo PRB/ PSB, a diferença cairia de um mil 254 para 603, ou seja, com as novas candidaturas esse numero deve cair muito, fazendo com que a coligação liderada pelo atual gestor não faça maioria na Câmara Municipal.  
Outro fato que chama a atenção será a briga entre os prováveis candidatos da coligação liderada pelo PRB. Com boa votação na ultima eleição a Secretária Regina deve garantir novamente sua vaga entre os onze, o que deverá acontecer com Luiz de Candidato, Franci Estevam e Paulo de Mundim; ambos têm regiões fortes que deverá repetir a votação da ultima eleição. Já o vereador Zé Denis entrará na briga e terá pela frente nada mais nada menos que a atual presidente da Câmara Daniele Morais, os dois devem fazer duas torcidas, primeiro para subir o numero de vagas de nove para onze e segundo torcer para que a votação da coligação não caia ainda mais.
Do outro lado a tendência é que novos nomes apareçam na lista de favoritos, nomes como Eugênio de Crioulas, Claudio Nogueira, Bebeto e Edvan do Sertão devem está entre os primeiros, o que poderá gerar uma boa briga entre grandes nomes como Netinho Morais, Laércio da Topique, Diassis Pinheiro e novatos como Socorro Virginio, Leni Freitas, Sergio de Antônio de Doca pelo (PT) e outros. Nomes como Zé de Moacir do Varrelo, Rosean do Sitio São Paulo e Gilnei Gabriel podem surpreender. Conhecidos nomes como Zeca Francisco, Chagas Lima, Naldo da Lagoa Nova, Dedé Pessoa, Professor Arimaci, Colorau do Varrelo, Elisângela do João Ribeiro, Aurélio do Banco, Dedé do Leite, Borges e Geraldinho Pinheiro também já manifestaram o desejo de concorrer a uma das cobiçadas vagas. Vamos esperar e conferir!

Por: Jornalista Damião Flávio Silveira.



sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Renegar a SOBEJE é renegar a Cultura de Pereiro.

SÉRIE
O que a revista da prefeitura não mostrou.

Prefeitura cortou a dois anos  subvenção da instituição.   

A bandinha de Música São José está fazendo falta. Na verdade, a SOBEJE está fazendo falta.  Principal instituição cultural dos últimos tempos, a Associação Beneficente e Comunitária São José tem passado por sérias dificuldades. Quem viu a banda passar, o grupo de violão tocar, o coral e o grupo de flautas se apresentarem não entendem o porquê uma associação tão rica de talentos não aparece mais.
A revista distribuída pela prefeitura apresenta Pereiro como a terra da cultura, na verdade a revista esquece de dizer que a atual Gestão acabou com uma das mais sérias e conceituadas instituições culturais.
A SOBEJE recebia uma ajuda de custa da prefeitura de pouco mais de R$ 2 mil reais, valor esse que servia para pagar professores, aluguel de sede, manutenção de instrumentos e ainda gratificar alguns componentes da banda. O valor foi cortado pela a atual Gestão  a pouco mais de dois anos e a instituição sofre com grandes dificuldades financeiras. Na verdade, não houve justificativa para tal corte e as crianças sofrem a falta de estrutura para aprenderem música.
De acordo com o presidente da instituição Diassis Pinheiro, o valor irrisório para prefeitura foi cortado por questões políticas e hoje não existe nem mesmo verba para pagar professores. “ O corte foi uma facada para instituição, uma covardia, hoje quem paga o professor sou eu, pago do meu bolso porque acredito que ainda pode haver jeito para esse problema, faço isso pelas crianças” diz o presidente.
Pereiro perde, a população perde. Já a administração, mais uma vez mostra que não se importa com o social e com aqueles que poderiam no futuro mudar os rumos de nossa cidade. A cultura Pereirense chora e clama por melhores dias até porque não dar para falar de cultura em Pereiro sem citar a SOBEJE.

Por: Jornalista Damião Flávio Silveira

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Anualmente; mais de 700 pessoas deixam Pereiro.

SÉRIE
O que a revista da prefeitura não mostrou.

Pegar um ônibus rumo à cidade grande em procura de melhores condições de vida é uma realidade em qualquer cidade de interior do Ceará.
Em Pereiro, a rodoviária municipal fica lotada todas as sextas-feiras para que muitos dos filhos da terra leiloem o seu destino. Fora os pereirenses que deixam sua terra para ganhar a vida nos canaviais, muitos saem de Pereiro apenas para fugir da ociosidade constante, a maioria dessas pessoas são jovens que terminaram o ensino médio e não tem oportunidade de emprego em sua terra Natal.
A ultima revista publicada pela prefeitura mostra uma cidade feliz, com jovens ocupados nos esportes e na cultura, mostra que a cidade evoluiu dando a entender que a geração de emprego e renda é meta da administração.
Em quase oito anos de Governo a administração municipal não gerou siquer emprego direto, ou seja, nem mesmo se dedicou para que empresas pudessem entrar em nosso município, fato esse que deixa claro a vontade do gestor de não dividir o poder da cidade com ninguém. Fora a empresa BRISANET (empresa do ramo de computadores e internet) que pertence a família do gestor, nenhuma outra empresa conseguiu espaço na cidade. O comercio que na atual gestão foi dominado por moradores da vizinha cidade de São Miguel ainda é uma das principais fontes de renda fora a agricultura familiar. Enquanto isso bares se multiplicam e faz com que os jovens encontrem um espaço para matar a sua ociosidade através do álcool.
Dados coletados por este blog mostra que semanalmente entre 13 e 15 pessoas deixam Pereiro através da viação Itapemirim que faz a rota  Pereiro a São Paulo. Em datas como meio do ano e final o número duplica ficando entre 20 a 30 pessoas. Levando em consideração apenas as semanas normais, os números mostram que aproximadamente 720 pessoas deixam a cidade anualmente através da viação Itapemirim, sem falarmos nos pereirenses que deixam a cidade através de empresas aéreas e para a Capital cearense e de outros estados.
A geração de emprego e renda seria a única forma de diminuir esse problema grave que tem há muito tempo leiloado o destino de nossa gente. Além de ajudas como bolsa família e outros benefícios à população ainda é muito carente e clama por melhores condições de vida.

Por: Jornalista Damião Flávio Silveira


quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Porque o cristo foi esquecido?

SÉRIE
 O que a revista da Prefeitura não mostrou.

Principal atração turística da cidade, o Monte Cristo Rei parece não ter grande atenção da Administração Municipal. Conhecido como o Governo das grandes obras, os irmãos conterrâneos que visitaram Pereiro nesse fim de ano teve a certeza que existe muita propaganda em cima de muitos erros. A estátua do Cristo que sempre foi à grande referência turística da cidade, ganhou sua ultima reforma na segunda Gestão do ex-prefeito Irineu, assim como uma bela praça e o acesso até os pés do monumento.
Visitando o Monte Cristo Rei nesse final de ano, nos deparamos com um estado de total abandono. Além do calçamento já desgastado para chegarmos à estátua a única coisa que compensa subir o alto é a bela vista panorâmica da cidade.
A estátua perdeu as cores, a arborização nunca aconteceu às varadas de proteção estão tomadas pela ferrugem, algumas até já foram arrancadas e jogadas no matagal. A sujeira é extrema e até mesmo os postes que deveriam fazer a iluminação faltam lâmpadas. A fiação é exposta e coloca em risca quem chega perto da estátua. Fezes humanas e pontas de cigarros são visto em todos os locais e até mesmo o local onde deve ser celebrado as missas na Semana Santa está tomado por fumaças de velas e pedaços de madeiras.
A revista distribuída nesse fim de ano mostra uma cidade moderna, diferente, coberta de grandes obras e deixando claro que não existe erros, mas, o abandono do monte Cristo Rei é a prova de que muito ainda precisa ser feito e que por trás de uma maquiagem há coisas que precisam serem corrigidas com urgência. O monte Cristo Rei precisa de ajuda, caso contrário podem acabar com mais uma parte de nossa história, como aconteceu com o busto de João Terceiro, o busto de Humberto de Queiroz, o Posto Mãe Otávia, O posto Dana Lili, a placa da abolição da escravatura, enfim, podemos acordar qualquer dia, olhar para o monte e não encontrar o Cristo Redentor.

veja imagens:

A ferrugem tomou conta das varandas de proteção e
as parades estão deterioradas.


As plantas que arborizavam secaram











A varanda de proteção foi arrancada.











Varanda jogada monte abaixo.










Os poste de iluminação faltam lâmpadas.













A natureza se encarregou de deixar a tarde mais bela.










Por: Jornalista Damião Flávio Silveira

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Então é natal...

A cada dia que possa me envergonha mais com a danada da política.
Numa cidade onde deveria reinar a união de um povo, a politicagem ainda é algo que predomina no meio familiar.
Próxima sábado (24/12) todas as famílias estarão reunidas em uma noite especial. Uma noite que marca o nascimento de Jesus Cristo. Nada mais que justo essas famílias se confraternizarem, se deliciarem e colocar os assuntos do ano em dia.
O que me incomoda é que em minha cidade algumas coisas ou até mesmo famílias estarão dividas pela danada da política.
A bandeira partidária é um dos assuntos principais da noite, esse mau que contamina muitos dos nossos conterrâneos deve ser o foco das conversas.
No meio Jesus, do lado direito bicudo, do lado esquerdo bacural e o resultado desse conjunto é a tristeza de uma terra que perde muito com tais situações.
Numa cidade onde a beleza das serras, o frio aconchegante, a hospitalidade de um povo e a criatividade de sua gente são qualidades constantes a desunião ainda predomina entre seu povo. A política conseguiu entrar em todos os meios, na escola, nas igrejas, nas repartições públicas e até mesmo na maior pilar da humanidade que é a família.
Natal significa renovação, significa criar um Deus em sua mente onde deva reinar o bem comum. Sinceramente não sei se esses dons têm chegado aos corações daqueles que conduzem a nossa terra, ainda, não sei se essas pessoas conseguem entender que o ser humano é mais importante do que qualquer obra material.
Na noite de natal daremos ao nosso povo uma cesta recheada de união, pedindo a Deus que a política não tire do nosso povo o desejo de ver seus filhos e netos crescerem com um sentimento de amor. Daremos de presente a gestão municipal um cesta recheada de “bom senso” para que compreenda que quando criticamos é porque algo está errado e caso falte alguma coisa acompanharemos a cesta com um bolo de “humildade” e essa parte da cesta nem precisa dizer por quê.

Por: Jornalista Damião Flávio Silveira.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Dúvidas no Gerenciamento do Bolsa família de Pereiro.


Quem recebeu da Prefeitura um saco de cimento e um milheiro de telha para sua reforma deve está agradecido. Certamente, todas essas pessoas devem estar gratas pela lembrança do senhor gestor ou secretários.
O que me preocupa não é quem recebeu, nem muito menos quem irá receber. O que preocupa é a forma como esse material foi doado. Uns acreditam que tudo não passou de uma boa ação do Gestor, outros acreditam que foi por causa dos inúmeros pedidos; eu, não acredito em nada disso.
O programa de assistência à pessoa carente e apoio financeiro a entidades reconhecidas sem fins lucrativos do município de Pereiro acaba se tornando uma importante ferramenta eleitoreira. É bem verdade que tudo está na LEI 622/2009, de 24 de Agosto de 2009. Lá deixa claro que são consideradas pessoas carentes quem estiver inscritas nos Programas Sociais do Cadastro Único do Governo Federal que tem como responsável pelo cadastro a Secretaria do Trabalho e Assistência Social. É ai que ficamos de “orelha em pé”.

Vasculhando alguns sites sobre o programa Bolsa Família, chave maior para o recebimento de benefícios e sem sombra de dúvidas o maior programa dos últimos tempos, me deparo com uma matéria que fala da forma como os cadastros são feitos. O que me chamou a atenção é que PEREIRO aparece entre as cidades em que os profissionais que deveriam exercer funções puramente operacionais estão sendo alocados como gestores do programa Bolsa Família, contrariando orientações diretas do Ministério do Desenvolvimento Social. O fato nos coloca várias interrogações, cientes de que no Ceará apenas Pereiro e Itaitinga registraram o fato. Em outras palavras, quem deveria digitar o cadastro está também gerenciando.

 

Veja na integra a matéria do site: area61.com.br

 

Bolsa Família é gerenciado por digitadores, recepcionistas, guardas municipais e até por uma praça!

Existe uma norma clara sobre a equipe do  Bolsa Família. De acordo com o MDS – Ministério do Desenvolvimento Social em sua página sobre Recursos Humanos relacionados ao Programa Bolsa Família que tem uma gestão descentralizada, ficando a cargo de cada Prefeito organizar o Bolsa Família em seu município, o profissional alocado para a tarefa deve ser capaz de criar um time com o seguinte conjunto de habilidades: Entrevistador, Supervisor de Campo, Assistente Social, Supervisor de Cadastro Único, Administrador de Rede, Digitador.

O MDS deixa bem claro o papel de cada um no processo de condução do programa Bolsa Família. Vamos aqui dedicar um tempo maior ao papel do Supervisor de Cadastro Único que é responsável por “receber os formulários preenchidos e garantir que sejam devidamente digitados no sistema”, ou seja este é o profissional da chamada garantia da qualidade da informação. Em um ambiente saudável, um profissional executa a tarefa e outro confirma se esta foi concluída de acordo com normas, procedimentos e padrões. Já o Digitador de acordo com o MDS é o “profissional com habilidade e rapidez na digitação dos dados cadastrais, devendo executar, no Sistema de Cadastro Único, as inclusões e alterações realizadas nos formulários de cadastramento”, devendo portanto atuar na operação do cadastro.

A realidade sobre alguns gestores do programa Bolsa Família

São vários os casos onde Digitadores e Técnicos de Informática são os GESTORES do programa Bolsa Família no município. O profissional que deveria ser responsável por digitar, realizar a entrada de dados, literalmente “d-a-t-i-l-o-g-r-a-f-a-r” as informações nos sistemas, hoje é na realidade de muitos municípios o responsável por todo o programa. Os defensores dirão que são profissionais super-capacitados e que o cargo listado é apenas o cargo de origem. Nada contra os Digitadores e Técnicos, mas será que eles foram preparados e contaram com formação para exercer um papel tão decisivo para o programa? Temos que lembrar que muitas famílias dependem única e exclusivamente destes recursos para seu sustento e estamos confiando e colocando o peso desta responsabilidade nos ombros de profissionais que dada a descrição de seu cargo deveriam estar executando tarefas operacionais e supervisonadas.
A situação do Guarda Municipal é a única que consigo encontrar justificativa, caso a escolha tenha sido feita com o objetivo de ser este um profissional capacitado no trato e cuidado com a população, mas se este for o caso porque não conceder esta tarefa ao Comandante Geral da Polícia Militar naquele município, ao Delegado de Polícia, ao Juiz da Comarca ou a qualquer outra pessoa que tenha recebido capacitação na coordenação de equipes ?

Veja Lista completa de municípios onde a situação foi encontrada clicando aqui:

http://www.area61.com.br/gov/bolsa-familia-e-gerenciado-por-digitadores-recepcionistas-guardas-municipais-e-ate-por-uma-praca/


Vamos nós: Independente da contestação da Secretária de Ação Social do Município fica difícil entender porque Pereiro aparece tanto nos noticiários com fatores negativos. E voltando ao assunto das doações; cuidado, porque seu cadastro pode não declarar que você realmente seja pobre.

Por: Jornalista Damião Flávio Silveira.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

AQUI DO NOSSO LADO: MP pede afastamento imediato do prefeito de Iracema



O TJ-CE decretou o afastamento de Otacílio no último dia 30 de novembro
O Ministério Público enviou uma carta de ordem nesta segunda-feira (12) para a comarca de Iracema, pedindo que o afastamento do Prefeito da cidade, Otacílio Bezerra de Menezes (PRB), seja efetivado.
O Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE) decretou o afastamento do gestor municipal no último dia 30 de novembro.
Improbidade administrativa
O Ministério Publico do Ceará ofereceu denúncia no último dia 21 de outubro contra Otacílio Bezerra de Menezes (PRB) pelo crime de improbidade administrativa.
Além de Otacílio, estão sendo investigados os secretários do Município, integrantes da Comissão de Licitação e auxiliares.
 Vamos nós: O ministério público não irá parar suas investigações, portanto: Se já chegou a Iracema, pode subir a serra.


Por: Jornalista Damião Flávio Silveira
Da Redação Jangadeiro Online, com informações do promotor Ricardo Rocha