Mostrando postagens com marcador aniversário. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador aniversário. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 30 de agosto de 2011

É ASSIM O MEU PEREIRO


É ASSIM O MEU PEREIRO

... No semblante da serra o verde prevalece. Esculturada por um artista de talento natural. Se Deus fez arte tão bela, nela deve se conter as melhores das criaturas. O clima invejável revela um pequeno pedacinho de uma terra onde tudo que se planta dar.
É assim meu Pereiro. Do simples ao novo, do simples a história.   O maestro solicita o dobrado. Os músicos na primeira batida do tambor executam saudades da minha terra. A lagrima não se segura em meus olhos e a melodia vira um estante de lembranças. Na terra de Santos Cosme e Damião, as melhores frases não traduziriam a verdadeira paixão de seu povo, sonhar. E nesses sonhos que buscamos as lembranças, os sentimentos, as vitórias. Histórias contadas de avó pra pai, de pai para filho que se debruçam nas diversas lembranças de minha terra.
Ao ver que o cristo redentor continua a nos abençoar, nos passamos por momentos que merecem serem lembrados. Para onde foi à estátua de Santos Dumont que inúmeras vezes servia de brinquedo nas noites de paquera da pracinha do cemitério? Observado pelos olhares atentos de Cordulina Gabriel e Adausigio. Adausigio há se todas as praças tivessem um vigia tão competente e dedicado como ele! E se minha terra tem grandes personagens, sejam anônimos ou famosos, não poderíamos falar de Pereiro e esquecer pessoas que a história faz questão de citar. A cultura? A cultura não seria a mesma sem a garra de Jocilda Gabriel. Sem saber tocar violão e nem ao menos piano ou flauta, se destacava pela coragem e determinação a frente da inesquecível SOBEJE. Na companhia de Toinha Victor, Chico Amâncio e tantos outros que fizeram da SOBEJE uma realidade. Jocilda ousou.
Lembranças da Bandinha São José, sob a regência do maestro Sidney Rufino e o trompete de João Mendes. Cultura construída ao ritmo gostoso de João novi, Major, Chico Osório, Zita Leite e Zuila cantando cochas de retalhos, Seu bidó, Valfrido e a tão falada mãos de Eurideces, complementado pelo talento de Eliarde, Cyse, Lidiane e tantos outros que transformavam arte em teatro. Da sanfona tão conhecida de seu João Macedo, do jeito honroso que Rominho e Islania conduzindo nossa musica.
Quer uma foto? Fala com Bento, é a melhor da cidade. Quer um disco de vinil? Aire Som resolve, é só falar com Neido. Quer comprar Balas, passa na bodega de Cosme Leontino que ele sempre coloca cinco a mais. Quer tomar uma? Passa no bar do jessy, vai até o casebre, no lasdeca, na barraca de chicão, no bar das almas, no bar de Rafael. Hoje é sexta-feira! Ta cheio de gente na rodoviária, enquanto o ônibus da itapemirim não chega o negocio é tomar um café com bolo no comercio de Zé Mourão ou Chico Bento. Manuel de Bodega tem ônibus para Jaguaribe, mas se não der vai no carro do leite que Dedé leva.
Pereiro, das rodas de conversas nas calçadas às cinco da tarde, das feiras no dia de segunda, das festas de setembro. É nessa data onde procuramos usar nossas melhores roupas, juntamos as nossas economias e rezamos para nossos santos gêmeos Cosme e Damião. Das lembranças mais marcantes de minha terra, sempre me vem à mente as mentiras de Raimundo Dodô, o forrozao de Carlito, as brincadeiras na topique de Laecio Miroso, os leiloes gritado por primo Gilson, as loucuras de Helena Gabriel, a vontade de ajudar sempre de Dawidson Gabriel, o jeito simples de Chico Neidson, as rezas de Dona Mariquinha de Zé de Deufonso e a habilidade de careca dirigindo. Pereiro, das conversas nas calçadas de Ozana e Dona Lurdes, do escritório de Advocacia de Dr.Valmiro, da inteligência da família falcão e seu filho mais ilustre e famoso que leva o nome artístico da mesma. Pereiro, de Zé Irineu e sua coragem de transformar nossa cidade, de Antônio Nei o homem na seca de 92, de Seu Mundoca Pinheiro e sua família respeitada, do comercio de Moacir Gabriel, da Padaria de Ronaldo. Pereiro, da casa dos escravos na fazenda campos, do marco do inferno na pracinha da Teleceará, da avenida do amor. Lembranças de uma vida marcada por momentos mágicos. E como poderíamos esquecer as histórias que nossos pais contam sobre o dia em que a terra tremeu? Uns dizem que nosso pedaço de chão pode está cheio de ouro, já outros nem sabe falar sobre tal fato. Lembranças da minha terra, lembranças de meu povo, de nosso jeito simples de receber as pessoas, de nossa alegria nesse 30 de agosto. Comemorar tal data não teria sentido se não evocássemos figuras tão inlustres que não está mais entre nós. Falo de Chicão e suas histórias folclóricas, Chico Moura e sua fé em São Judas, Editem Morais e sua garra para e sua referencia para a família, Antônio Alves fechando o gol, Professor Neuzimar recitando Patativa, de Neida Moura e suas aulas de educação física e João Terceiro para organizar essa festa. Figuras importantes que não precisa aparecer para serem lembradas e que hoje divide suas experiências com todos nós, falo de dona Martinha, Maria do Céu, Socorro Rodrigues, Dona Marlinda, Vilaci Amorim. Lembranças dos ciclos bíblicos ministrados Dideus Amâncio e Carminha Almeida, da voz afinada de Socorro Almeida nos corais da igreja.  E se Deus fez arte tão bela e nela deve se conter as melhores das criaturas, ficará cargo da história incluir mais personagens e momentos neste cenário abençoado por Deus. Do meu pereiro resta-me a lembrança que o pouco tempo foi capaz de traduzir.
Meu pereiro é assim, da história contada e do jeito simples, traduzindo sua paixão por uma simples frase: Pereiro, querida terra...

Por: Jornalista Damião Flávio Silveira

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

EM PEREIRO BRILHA O SOL DA ESPERANÇA.



...o sol brilhou novamente na Serra de Santos Cosme e Damião. Coberto por raios de inspirações e sonhos de sua gente, o chão voltou a ter brilho e as arvores brotou o verde da esperança. O céu da minha serra é diferente dos outros lugares, parece que Deus nos presenteou com um espaço só nosso. A história de lutas e trabalhos estampados nas mãos do mais ilustre ao mais humilde nos dar a certeza que minha pequena Pereiro é o lugar onde as pessoas não cansam de lutar pelos seus filhos.
Comparar o passado com o presente é buscar em sua história a verdadeira eficácia de sua gente que soube como ninguém tornar sonho em realidade. Na terra de Antônio Morais, Falcão e Jaime Aquino os atores principais da história fizeram sua parte e a nova geração reforça a esperança de continuar a luta de sua gente.
Ao passar em frente ao Cemitério novo na entrada da cidade paro e fica a refletir. Na entrada a foto de João Terceiro e Nilda Campos me dar a certeza que muitos que construíram a historia já está mais entre nós. Alguns partiram prematuramente, outros, o tempo e a natureza se encarregaram de tirá-los do lugar onde nasceram, viveram e morreram. Em um pequeno espaço de tempo, essas pessoas vão dando lugar aos mais jovens, as esperanças de ver uma história não acabar. Se João Terceiro serviu de inspiração na política, a história abriu espaço para que José Irineu, Antônio Nei e Neto Estevam também estampassem uma página da nova geração política da minha terra. As novas idéias apareceram em suas administrações, o novo tomou espaço, movidos por uniões, desavenças e alternância de poder que a democracia nos permite. A verdade, é que Irineu pregou seu nome na história quando de modo heróico e valente deu a seu povo o direito a vida e a liberdade. Antonio Nei por sua vez mostrou um exemplo de inovação sendo um dos mais jovens ao chegar ao paço municipal e cumprindo sua responsabilidade com dinamismo e inovação. Neto Estevam representa um novo jeito de administrar e prega seu nome na história como um exemplo de perseverança e contato direto com o povo.
Se na política há novidades, no Direito não pode ser diferente. Quem viu José Falcão e Valmiro nos tribunais jamais poderia imaginar que hoje chamaríamos tantos irmãos de doutores ou pré-doutores da Lei. Doutor Flávio Roberto que brincava na calçada de sua casa em frente ao Fórum talvez jamais pensasse que fosse dar ordem de prisão e mostrar um distintivo para aqueles que não cumprem a Lei. Doutor Falcão Neto e Doutor Bruno Henrique viram seus sonhos se tornaram realidade após anos estudando no instinto GEL em Fortaleza, passos seguidos por Ecaterine Falcão, Pedro Gino, Eluana Nunes e tantos outros que lutam para dar mais agilidade a Lei.
Pereiro, de doutor Válber e Doutor Francisco Charamba, nomes que lutam dia a dia para ver seus irmãos com Saúde. De George Amorim e Renatinha de Desilio, apostas maiores para a área que enche os pareirenses de orgulho.
Pereiro, de Joita do SESP, de Almeida, Euzinha e Fátima de Lurdes, pessoas que viveram diretamente ligadas àqueles que necessitavam da injeçao ou curativo diário. Área que um dia poderá contar com Sara, Sava, Denia, Mariana e Ana Lídia.
Pereiro, de Valfrido, João Novi, Zita Leite e Zuila que hoje conta com os talentos de Eliarde, Islania, Rominho, Jardel e companhia.
Pereiro, de Toinho de Lurdes, Vandeilson e Joanzinho no Futsal, que hoje assiste Mutuca e companhia dar show nas quadras.
Pereiro, que poderá contar com Renatinho de Deta e Edvania Nunes para setor de fisioterapia, com Georgiane Morais e Mila Santos para Psicologia, com André Pinheiro e Diego de Cacilda na Engenharia, com Fernandinho Pinheiro para contabilidade, com João de Arão e Thiago Alves no comércio e Fernandinha Falcão no Jornalismo para divulgar como minha terra tem gente que luta.
A terra de Carminha Almeida, Vetúria e Fátima Gabriel é também de Aniela Morais e Eliam Feitosa cuidando de nossas crianças.
A terra de Acácia Morais, Cacilda, Marlinda, Socorro Rodrigues e Vilaci é também de Lívia Pinheiro, Eva Firmino, Flaudismar Silveira e Alcides Leite. Pessoas que assim como tantos outros professores dedicam sua vida a educação de nossas crianças.
Dar continuidade a história, esse é o lema na minha terra, que movida pelo desejo de novidades assiste seus jovens lutarem para conquistar seu espaço dia a dia. E se lembranças da atualidade me fazem pensar assim, porque não lembrar de tantos outros que nossa terra acolheu de braços abertos, pessoas que contribuíram para que minha Pereiro fosse o que realmente é hoje. Lembro de Junior Oficial, Jeane Valéria, Arenilson, Joana da Casa da Cultura, Doutora Cristina, Doutor Weligton e tantos outros.
O sol brilha na minha terra, e junto com ele a certeza que a história não pode parar. De cima do monte aos pés do Cristor Redentor, abro os braços e abraço minha terra com ar de emoção. Na mente amigos que tiveram que partir por falta de oportunidade, vem a mente Helena Gabriel, Lena Moura, Nara Íris, Carlinhos, Nein, Raquel e tantos outros que o tempo se encarregou de colocar cariciosamente em minha vida. Amigos que assim como demais, contribuíram para melhorar um pouco a minha Pereiro. E ao ouvir suavemente lá embaixo o som do carro de Brugulelo anunciando mais uma morte, vem o pensamento de quantas pessoas importantes já não estão mais entre nós. Bobinho e suas brincadeiras de calcadas, Neuzimar, Cosme Leotino e Domingos Vaz, Mundoca Pinheiro e Mardônio Diógenes, Edite Morais e Cosminho Alejado ou até mesmo João do Pulo, Nans ou Chico Narigão.
O sol está baixando, chega a noite na minha Pereiro, as lamparinas já não existem, e Zé Vaz já não vende mais querosene como antes. As lâmpadas acendem suavemente e Carlito, Mundinho, o posto do Mudo que já não é mais o único começa a baixar os portões. O bar de Jessy continua aberto a espera dos alunos, mas já divide sua freguesia com Arivaldo e Cícero Miroso. O coreto não está mais no lugar, cedeu espaço a um banco de madeira. As meninas podem andar tranquilamente de salto alto, pois o asfalto está cobrindo as pedras de antes. Nas calçadas as cadeiras de balança ainda permanece, sob os olhares atentos de Dona Guismar, as Cavalcantes e Chaguinha. A farmácia de Neto continua aberta, a de Fatinha também, mas, dona Eunice não vende mais o ingove da ressaca. A sorveteria que antes servia de lazer para juventude já não está mais com o ibope como no tempo de seu João de Sindó e a Conexão Power Dance e Dj Marcelo. No centro comunitário os rostos novos vão tomando espaço e Betinho dar ritmo a garotada. O frio faz a sua parte, afinal, estamos em Pereiro. Uma pequena nevoa aparece e me dar à certeza que estou na serra onde tudo parece possível.
O novo vai fazendo sua parte e escrevendo a história, as saudades tomam conta de mim e fico pensar no porque a bandinha São José nunca mais tocou saudades de minha terra pelas ruas, o Teatro Arte Mania nunca mais fez um cortejo e muitos dos nossos jovens já começam a se envolver com o mundo dos tóxicos.
É hora de dormir, o silencio tomou conta da noite e me restou um simples pensamento:
“Se história é para ser contada na posterioridade, depende de nós escrevermos da melhor maneira. Se hoje tenho assunto para falar de minha terra, é porque no passado fizeram isso de forma verdadeira e correta. Cento e vinte e um anos se passaram e o desejo de ver nossa terra sempre a prosperar continua, porque tudo que fiz até agora ou farei no futuro longe de minha Pereiro, só fará sentido quando tiver o prazer de dividir com os meus conterrâneos”...

A todos os irmãos Pereirenses Parabéns.

Por: Jornalista Damião Flávio Silveira


terça-feira, 23 de agosto de 2011

“Toinha Victor e Jocilda Gabriel”: Irmãs de sangue e ideais.


SÉRIE EM HOMENAGEM AOS – 121 ANOS DE PEREIRO.
PEREIRO – TERRA DE GENTE QUE FAZ HISTÓRIA. 

As mãos um pouco já tremulas e a voz arrastada como de costume. O olhar atento aos detalhes e a serenidade de quem viveu sempre a educar e servir a sua terra é a prova que Jocilda Gabriel e Toinha Victor já fazem parte da história de nossa Pereiro.
Pereirenses de se orgulhar, daquelas que saborearam momentos bons e amargaram momentos ruins. Daquelas que ver de longe o que Pereiro ainda não tinha e cuidava logo de fazer alguma coisa para mudar isso.
Se na educação as irmãs foram referencia, na cultura não poderia ser diferente. Irmãs de sangue e de ideais, irmãs que pregam seus nomes na história como exemplo de mulheres guerreiras e leais a sua amada terra.
Os cabelos brancos que dona Toinha orgulha-se de mostrar é o exemplo dos anos de trabalho em prol de sua família. É fácil encontra-la na calçada de sua casa, aquela que dividiu os momentos de felicidades com o seu amado Narcélio. A mesma casa de onde pôde assistir as festividades na praça da matriz, a mesma casa que dar para escutar as batidas diárias do sino da igreja de Santos Cosme e Damião.
Dona Toinha nunca foi coadjuvante, na verdade ela nunca gostou de aparecer, de se mostrar, fez seu trabalho com cautela, com simplicidade, com modéstia.
Jocilda Gabriel ganhou esse sobrenome depois que casou com Lucas Gabriel, a quem cuidou sempre com carinho e amor. Na verdade Jocilda Gabriel é Maria Jocilda Victor Gabriel, uma amante da cultura, uma amante da vida. Quando ouviu a Bandinha de Música São José tocando pela primeira vez nas ruas da cidade, se emocionou.  Justo,  para uma mulher que lutou tanto para conseguir juntamente com sua irmã Toinha, Padre Gino, Chico Amâncio e tantos outros fundarem a Sociedade Beneficente e Comunitária São José – SOBEJE. Associação que presidiu com seriedade até a sua partida para o Rio Grande do Norte para cuidar da saúde de seu amado Lucas. Levou consigo a saudade de sua terra, levou consigo o sentimento de dever cumprido. Hoje, não se sabe se Jocilda sente mais a saudade por Pereiro ou a tristeza de saber que nada está como ela deixou.
Jocilda e Toinha, dois nomes que bem definem a luta pela continuidade da cultura, dois nomes que viveram nos bastidores do sucesso da cultura pereirense. Dois nomes que souberam dar aos nossos jovens e crianças a oportunidade de tocar um clarinete, sax, trompete, violão, cavaquinho, ou melhor, se sentir mais parte de nossa comunidade.
A importância de Toinha Victor e Jocilda Gabriel deve ser salientada, afinal, quem nunca viu Jocilda com o sonho de comprar um piano ou de uma sede própria para SOBEJE? Quem nunca viu Toinha Victor dispensar a mensalidade de muitos alunos só para não ver a tristeza nos olhos desses jovens em não poder tocar?
A verdade é que Toinha e Jocilda servem de exemplo para o presente momento, instante em que fazemos uma reflexão sobre os caminhos que nossos jovens querem seguir. Instante em que nos perguntamos do porque muitos desses jovens estarem se envolvendo no mundo dos tóxicos.
Pereiro agradece, a cultura agradece, a juventude agradece, porque se muitas pessoas hoje têm uma conduta ilibada ela se deve parte a duas irmãs chamadas: Toinha Victor e Jocilda Gabriel.

Por: Jornalista Damião Flávio Silveira



INAUGURAÇÕES, FESTIVAL DE TALENTOS, FESTAS DANÇANTES E COMENDAS MARCAM FESTIVIDADES DA SEMANA DO MUNICÍPIO.

 
Pereiro completa 121 anos no próximo dia 30.

A prefeitura Municipal de Pereiro divulga a programação da Semana do Município. Entre as atrações está o cantor Léo Magalhães e entrega de título de cidadão Pereirense pela Câmara Municipal.
A programação não divulga o nome dos mais “novos pereirenses”, mas, esse blog apurou que o Advogado Alexon Freitas e a farmacêutica Doutora Cristina serão os contemplados com a importante comenda. A indicação foi do vereador Zé Denis (PRB) e deferido pela presidente da Casa Daniele Morais (PSDB).





Programação

25/ 08 - Quinta-Feira
lShs - II FestMup — Festival de Música Pereirense.

EXPOARTE — Exposição das Artes Plásticas pelos artistas, José Walber Alves Carneiro e José Cleudson Nogueira.
Local: Praça de Eventos José Moacir Gabriel.

26/08 - Sexta-Feira
III FESTP - Festival de Talentos Pereirense
7:30 ás 12:30hs - Apresentação e Exposição dos trabalhos literários, artísticos, científicos e humanos.
l3hs -Apresentação culturais e premiação dos trabalhos.
Local: EER Cleonice Freire de Queiroz.
18:30hs - Escolha da Miss Mirin e Miss Pereirense.
Local: Praça de Eventos José Moacir Gabriel.

27/08 - Sábado
19hs - Inauguração da Terraplanagem com revestimento em piçarra na estrada do Sitio
Grossos e Canto de Lajes.
Inauguração da reforma da Quadra Poliesportiva do Sítio Grossos.
Local: Quadra Poliesportiva do Sítio Grossos.
2Ohs - Forró c/ a banda Nelson dos Teclados.

28 / 08 - Domingo
07:3Ohs - Abertura do Campeonato Pereiro em Boas Mãos.
Local: Estádio Municipal Nogueirão.
l7hs - Inauguração Posto de Saúde José Carlos da Silva.
Inauguração da pavimentação das ruas do conjunto Populares.
Local: Av. José Bento de Morais
2Ohs - Festival de Viola.
Local: Praça da Matriz.

29/08 - Segunda-Feira
8hs — “Saúde na Praça”
1. Aferição de Pressão
2. Glicemia Capilar
3. Peso e Medida (medida de IMC)
4. Imunização (Sabin, Hepatite B, dT)
5. Palestras Educativas
6. Laboratório de Vivência em Endemias
7. Teatro
Local: Praça da Matriz.
l9hs - Solenidade de Entrega do Título de Cidadão Pereirense pela Câmara de Vereadores
Local: Câmara Municipal

30/08 - Terça-Feira
7hs - Desfile Estudantil pelas principais ruas da cidade.
l7hs — Inauguração do posto de saúde Sidneid Morais.
Local: Av. José Milton de Morais (Vila Nova).
22hs - Festa dançante com o cantor Léo Magalhães e as bandas Asas Morena e Anízio Júnior.
Local: Praça de Eventos José Moacir Gabriel.