Mostrando postagens com marcador josé irineu. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador josé irineu. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Irineu é novamente destaque no Jornal Diário do Nordeste desta quinta.

O ex-Prefeito de Pereiro e atual consultor da APRECE José Irineu foi novamente destaque na manhã desta quinta-feira no jornal de maior circulação do Ceará. Irineu aparece falando sobre pagamento de 13º salário de Funcionários municipais. Veja na matéria do companheiro Jornalista Diego Borges do Diário do Nordeste.

Aumento no FPM garante 13º

Publicado em 3 de novembro de 2011
Clique para Ampliar
A remuneração adicional de servidores, como professores do município, não deve apertar as contas das prefeituras
ALEX PIMENTEL
Ao contrário do ano passado, as prefeituras não deverão ter problemas para pagar o salário extra de 2011
O fim de ano será mais gordo para os municípios cearenses em 2011. Ao contrário do ano passado, quando as prefeituras tiveram de desdobrar-se para realizar o pagamento do décimo-terceiro salário dos servidores públicos, o caixa das cidades no Estado, desta vez, estão reforçados e não deverão ter problemas para os dispêndios comuns a este período.

De acordo com Irineu de Carvalho, consultor econômico-financeiro da Aprece (Associação dos Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará), não haverá dificuldades para que as cidades consigam pagar seus compromissos, principalmente devido ao crescimento "razoável" das transferências do FPM (Fundo de Participação dos Municípios). "Este é um ano em que as receitas na área de educação estão sendo favoráveis. Não vejo dificuldades em não se conseguir pagar. O FPM teve um crescimento razoável, ao contrário dos anos de 2009 e 2010, quando foi muito baixo", afirma.

Problemas pontuais
Conforme explica, sem citar nomes, somente "um ou outro município", que possui mais despesas, principalmente, na área da saúde, pode ter algum tipo de problema para efetuar o pagamento da remuneração dos funcionários. Mas nestes casos, ele garante que as respectivas prefeituras estão fazendo um esforço no sentido de reduzir o custeio e o investimento.

O consultor econômico-financeiro da Aprece estima ainda que as transferências do Fundo de Participação devem ter incremento de cerca de 23% neste ano, com relação a 2010.

Projeção
"A tendência é que feche o ano com 23% de alta sobre o ano passado. Se novembro e dezembro registrar média de crescimento de 10% sobre 2010, a gente já chega aos 23%", pontua Irineu de Carvalho.

Repasses crescem
A projeção, de fato, está dentro da realidade. Somente de janeiro a outubro de 2011, ante igual período do ano passado, o incremento no FPM para o Ceará foi da ordem de 22,02%, de acordo com dados do Tesouro Nacional. Nos dez primeiros meses de 2010, foram transferidos aos municípios do Estado um total de R$ 1,68 bilhão. Em igual período deste ano, o montante repassado às prefeituras já soma R$ 2,05 bilhões, o que confirma as expectativas do consultor econômico-financeiro da Aprece e a preocupação menor dos municípios ante o pagamento do décimo-terceiro dos servidores.

Em Fortaleza
No município de Fortaleza, o dispêndio com os funcionários públicos também não será um problema. Desde 2000, as gestões fazem o pagamento antecipado, sendo a primeira parcela depositada ainda na metade do ano. Neste ano, os servidores receberam 40% da remuneração extra entre os dias 15 e 17 de junho.

A próxima fatia, referente a 60%, segundo a Secretaria de Administração do Município (SAM), entrará no contracheque dos funcionários, aposentados e pensionistas nos dias 15, 16 e 19 de dezembro, conforme previsto em calendário de 2011. Os descontos dos encargos financeiros só vão incidir nesta segunda parcela.

DIEGO BORGESREPÓRTER

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Proposta elaborada por Ex-Prefeito Irineu para Sindicato APEOC, pode resolver greve dos professores estaduais.


André Pinheiro, Consultor em Finanças da Civitas 
Assessoria e Filho do Ex- Prefeito Irineu.
Os professores da rede estadual de ensino do Ceará, em greve há dois meses, receberam nesta quarta-feira (5) uma nova proposta salarial, onde o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) propõe aumento para a categoria.
A categoria vai se reunir em assembléia geral na sexta-feira (7) para decidir se aprova ou não a proposta que reajusta o salário dos professores com ensino médio para R$ 1.400 (em vez do atual R$ 1.187) e de professores com ensino superior para R$ 1.820, (atualmente é R$ 1.400).

A nova proposta foi elaborada pelo Assessor Técnico da APRECE e ex-prefeito de Pereiro, José Irineu de Carvalho e apresentada nesta quarta-feira (5) ao sindicato APEOC e a Secretária Estadual de Educação do Estado Izolda Cela. 

José Irineu presta serviços de assessoria ao Conselho Estadual do FUNDEB do Estado, a Associação dos Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará (APRECE) e agora deve se consagrar como a maior autoridade no assunto se a sua proposta resolver o impasse da greve. Em meios as negociações o jovem Consultor em Finanças Públicas da Cívitas Assessoria e filho do Ex-prefeito, André Pinheiro se destaca. André teve papel decisivo na elaboração da proposta e deve receber parte dos créditos desse grande trabalho. 

Vamos nós: O Blog política de Paz estará atento as informações sobre o assunto. A noticia deve servir de manchete principal para o primeiro jornal impresso do política de paz a ser distribuído na cidade. 

Por: Jornalista Damião Flávio Silveira

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

“Zé Irineu e Pereiro”: Amor a moda antiga.

SÉRIE EM HOMENAGEM AOS – 121 ANOS DE PEREIRO.
PEREIRO – TERRA DE GENTE QUE FAZ HISTÓRIA.  
Entre uma piada e outra, uma gargalhada sussurrante e um pensamento de um homem que viveu como poucos, lá está José Irineu a contar mais uma história com a perfeição de um amante a moda antiga de nossa querida Pereiro. Fora da política, mas, vivendo daquilo que a política lhe ensinou, o homem que estudou em uma das faculdades mais conceituadas do mundo (USP) faz questão de dizer que Pereiro foi o lugar onde realmente pode viver com intensidade. O homem que brinca com os números e desenvolve fórmulas com a genialidade de uma dos maiores economista do Brasil também chora e ver nas músicas de Roberto Carlos a citação de momentos mágicos de sua vida.
José Irineu foi um Pereirense que ousou. A saída de Pereiro para buscar o sonho de vencer na cidade grande só foi possível por que o emprego de Motoboy na Sousa Cruz o fez conhecer melhor a maior capital do Brasil (São Paulo). Quando fora convidado para entrar na política, teve que abdicar do sonho de ser um executivo da alta cúpula paulista e abandonou o cargo de gerente de um dos maiores banco de São Paulo para ajudar sua terra que passava por momentos difíceis politicamente.
O ano era 1984; o Ceará se preparava para viver um novo momento da sua história política. Com a vitória de Tasso Jereissati em 1987 para governador do Ceará, chegava ao fim a chamada “era do coronelismo”. Enquanto isso Irineu já se articulava politicamente. Nomes da política local via no jovem economista a saída para os graves problemas que a cidade e região Jaguaribara vinha enfrentando.
A onda de pistolagem tomava conta do vale do Jaguaribe, entrar em uma campanha naquela época era colocar em risco a sua vida. Mas, Irineu não se abateu, com apoio intenso do Governo Estadual, Vereadores como Leônidas Morais, lideranças como Moacir Estevam e tantos outros que se identificavam ou não, chega a Pereiro.
As ruas ficaram pequenas para receber o homem que poderia mudar a história daquela terra, a música “o portão” de Roberto Carlos, indicação do seu amigo que também vinha se São Paulo, Arivaldo, passava a mensagem que Irineu chegara para ficar.
O povo se sentia mais seguro, via-se no sorriso das crianças, dos jovens e dos idosos o sentimento de esperança. A ida de Caco Barcelos, repórter do Globo repórter da Rede Globo colocava Pereiro como uma das cidades mais violentas do Ceará. Em uma daquelas noites de sextas-feiras de 1989 a cidade assistia em suas Tv’s preto e branco a voz inconfundível do Jornalista Cid Moreira ao dizer: A seguir: Pereiro, uma terra marcada pelo medo.
Irineu intensificava sua campanha, e mesmo com a dificuldade da época sentia na pele o sentimento do povo. “Se intimidar” nunca foi um problema para “Zé Irineu” como era chamado pelos mais simples. Foi em um dos seus comícios na “Vila Nova” que Irineu em uma noite inspirada disse: “O Homem só tem duas posições, em pé ou deitado, de joelhos nunca!”.
A coragem de José Irineu foi recompensada com a sua vitória, a música “Jesus Cristo” de Roberto Carlos fazia o povo chorar naquela caminhada histórica. Ao seguir até a igreja de Santos Cosme e Damião para agradecer após o resultado, gesto esse que repetiu em todas as suas vitórias em anos posteriores, se ajoelhou fronte a estátua de Santos Cosme e Damião e agradeceu pela vitória e por sua vida.
O homem que nos seus tempos vagos se dedica a cuidar dos seus filhos elegeu seu sucessor com uma votação recorde em 1992 (Antônio Nei), foi o mais votado para deputado Estadual na campanha de 1994 em sua cidade e ainda comemorou mais duas vezes a vitória de prefeito (1996 e 2000).
José Irineu é um homem de poucos sorrisos, ri apenas o necessário e principalmente quando reconhecem o seu trabalho e a sua importância para nossa Pereiro. No Estado assumiu importantes cargos como: Presidente da APRECE, Sub-Secretário de Estado, Consultor, Conselheiro da CAGECE, escritor e tantos outros cargos que a sua discrição não nos permite saber.
Falar de José Irineu de Carvalho é contar uma história de Pereiro antes e depois dele, é dizer que o homem que gosta de piadas deixou a política mas a política não o deixou.
Homenagiar Irineu é uma questão de justiça porque quando me perguntam quem eu sou, eu tenho orgulho de dizer: Eu sou Damião Flávio, sou de Pereiro, a terra de José Irineu.

Por: Jornalista Damião Flávio Silveira