Mostrando postagens com marcador corrupção. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador corrupção. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

A INTOLERÂNCIA DO EXECUTIVO MUNICIPAL CONTRA MANIFESTO DE COMBATE A CORRUPÇÃO E PROMOÇÃO DA PROBIDADE ADMINISTRATIVA

Eis o artigo do economista Sérgio Santos sobre o evento realizado na última segunda-feira pelo prefeito municipal Neto Estevam em que denegriu a imagem de várias pessoas de Pereiro. Veja o Artigo. “O povo também precisa saber, o currículo desses camarada que fala de Neto Estevam, que fala da administração”. Com esta chamada, em pronunciamento feito durante assinatura da ordem de serviço da pavimentação asfáltica de ruas do centro da cidade, nesta segunda feira (12/08/2011), o chefe do executivo municipal lançou mão de toda sorte de ataques caluniosos e de baixíssimo nível contra os enfrentantes do Manifesto de Combate a Corrupção e Promoção da Probidade administrativa realizado no último dia 10 de setembro.

Por um momento, a impressão que se teve foi a de que um pronunciamento tão confuso, agressivo e mentiroso como aquele só poderia vir de uma mente totalmente perturbada e desequilibrada, senão atormentada pelo medo do movimento de combate à corrupção ora em curso em nossa cidade.

Lembrei então dos ensinamentos extraídos de uma cartilha de combate a corrupção da AMARRIBO, importante organização não governamental criada para promover o desenvolvimento social e humano da cidade de Ribeirão Bonito, São Paulo. Diz a cartilha em uma de suas passagens que “mesmo confrontados com provas contundentes, os corruptos sempre negam o crime. Isso é padrão. Declaram inocência com muito cinismo e sem qualquer escrúpulo”.

Em seguida, ao tratar dos cuidados que se deve ter quando se combate a corrupção, tiramos mais um ensinamento da referida cartilha que ilustra bem o circo armado na ultima segunda feira. Neste trecho, a cartilha nos ensina que


á medida que as denúncias vão se acumulando e as provas surgem, os administradores desonestos e seu grupo lançam mão de diversos métodos de reação, procurando impressionar a população e silenciar os denunciantes. Apelam para declarações teatrais e assumem o papel de vítimas de perseguição política. Também partem para o constrangimento, por meio de ameaças e mesmo pelo uso de violência física contra os denunciantes. Tentam difamá-lo, tentam investigar as suas vidas para ver se acham algum fato que possa constrangê-lo.

O fato é que a tentativa de desqualificar a manifestação foi um completo fiasco. Diante de um pequeno número de pessoas que pararam para ouvir seu pronunciamento, o prefeito municipal, protagonizando mais um festival de baixaria, sob a alegação de assinar uma ordem de serviço, destilou todo o seu veneno na tentativa de abafar as suspeitas de irregularidades que pairam sobre sua administração e de quebra, colocar sob suspeição aqueles que lideram o legítimo movimento de combate a corrupção que ganha corpo em Pereiro.

Agindo de tal forma, o chefe do executivo não contribui em nada para elucidar pontos obscuros de sua administração, haja vista que não respondeu a nenhum dos questionamentos levantados na manifestação dos “Amigos de Pereiro, contra a corrupção, como por exemplo: o que foi feito do veículo PRADO, que suspeito de pertencer a vossa senhoria, foi locado ao gabinete do PREFEITO durante os anos de 2009, 2010 e 2011? Porque construiu uma quadra esportiva sobre uma escola, no sítio Melo e ainda pagar com recursos do FUNDEB? Pior, porque dar como recebida esta obra antes de sua conclusão? Como explicar o fato de um funcionário de seu irmão, pai de seu pré-candidato, locar à prefeitura, o prédio onde funciona o Telecentro Hermes Dantas Ribeiro, hoje avaliado em cerca de R$ 500.00,00? Porque adotar, ao contrário do que preceitua a lei, a preferência partidária do cidadão como único critério observado para a concessão de benefícios à parcela mais carente de nossa sociedade? Essas são apenas algumas dentre as tantas questões sobre as quais o povo pereirense aguarda, com ansiedade, uma resposta.

Abro aqui um breve parêntese para esclareçer que dado baixo nível das colocações proferidas por sua excelência, não posso aqui, rebater as injúrias e calúnias imputadas a mim e a outros companheiros de luta, visto que minha índole não me permite descer a tal ponto. Cabe pontuar, entretanto, que a verdadeira resposta será dada no foro adequado, onde sua excelência terá a ônus de provar, em juízo, as barbaridades bradadas em praça pública.

Ao povo pereirense fica o compromisso de que seguiremos firmes na defesa de uma Pereiro socialmente mais justa e democrática e economicamente mais dinâmica e abundante em oportunidades de emprego e renda. Não baixaremos a guarda e nem recuaremos diante da campanha truculenta e intimidadora de quem parece ter muito a esconder.


Antonio Sérgio Santos da Silva
Economista
Presidente do PT Pereiro

DESTAQUE DA SEMANA - Movimento contra corrupção leva centenas de pessoas às ruas de Pereiro.


Centenas de pessoas foram à ruas no ultimo sábado (10/09) para participar do primeiro ato público contra corrupção e promoção da probidade administrativa. O evento que estava marcado para acontecer na câmara Municipal de Pereiro foi transferido para as ruas da cidade por não suportar a quantidade de gente no local.
Dotados de faixas protestantes, moradores do sitio trindade estiveram manifestando suas indignações por supostas irregularidades na construção de uma adutora e por rumores de desativação da escola local.
A presença dos deputados Estaduais Antônio Granja (PSB) e Leonardo Pinheiro (PR), além do Jornalista Rosário Daniel (Rádio Educadora de Limoeiro do Norte), representando no ato o deputado Estadual Paulo Duarte (DEM) abrilhantou ainda mais o evento. Quatro vereadores (Bebeto, Netinho, Cláudio Nogueira, Edvan e suplentes Leni Freitas e Laércio Miroso) marcaram presença. O ex-prefeito de Pereiro Antônio Nei, Ex-prefeito da cidade vizinha Ererê Zé Romilton, além de nove presidentes de partidos municipais completaram o palanque improvisado. 
            O evento organizado pelo grupo “Amigos de Pereiro contra a corrupção” foi sucesso na cidade. A presença mais aguardada da noite era do Vice-Prefeito Amar, que subiu no palanque improvisado sobre os gritos e abraços da população.
            Nos discursos muita empolgação, o deputado Antônio Granja fez questão de frisar a vontade de ajudar o povo de Pereiro, mas, de acordo com ele é barrado pela administração municipal. “Vocês sabem que tudo que conseguimos para o município passa pelo executivo, mas, inúmeras vezes quis trazer ambulâncias para cá e o prefeito não aceitou. Vocês me desculpem, mas, não faço mais por essa terra por que sou barrado” disse.  Já o deputado Leonardo Pinheiro, colocou-se a disposição do movimento dizendo que a corrupção deve ser algo a ser combatido. “Estarei à disposição de vocês na Assembleia Legislativa, precisamos acabar com esse mau de assola nosso país”, destacou.

Irregularidades

O ex-prefeito Antônio Nei fez questão de frisar as inúmeras ações obscuras da atual gestão municipal. De acordo com o ex-prefeito o atual gestor tem casos a serem investigados. “É lógico que ele prefere um calçamento ao invés de uma ambulância, porque no calçamento pode se fazer coisa errada, isso pra mim chama-me roubo, falcatrua”, disse o ex-prefeito para receber em seguida os aplausos do povo.
O Presidente do partido dos Trabalhadores do Município Sérgio Santos foi mais enfático. “Foi só anunciamos esse movimento que o gestor inventou uma assinatura de ordem de serviço para segunda-feira, espero que esse não seja mais um ato para denegrir as imagens de pessoas de bem. Espero que esse gestor dê a resposta de onde ele escondeu a prado, diga porque pagou uma quadra antes mesmo da execução da obra, diga porque tem um prédio onde funciona o telecentro que é alugado em nome de uma pessoa de sua família, diga isso que o povo pede respostas”, indagou.
            O vice-prefeito Amar fez um relato sobre as irregularidades que vem acontecendo na atual administração. O vice-prefeito disse está ciente de que o trabalho do atual gestor massacra o povo e tira o direito a saúde e aos direitos básicos. “Pereiro não precisa apenas de calçamento, Pereiro não precisa apenas de festas, Pereiro precisa cuidar das pessoas, Pereiro precisa “amar” mais as pessoas, isso mesmo, Pereiro precisa de amar”, finalizou.
           
Agressões

            Enquanto o evento acontecia em frente à câmara municipal de Pereiro, o prefeito Neto Estevam juntava-se a cabos eleitorais para zombar do movimento. Em um determinado momento o gestor quis passar por onde acontecia o evento, mas, foi contido por correligionários políticos.  Não se contentando, o gestor juntou-se ao mesmo grupo em frente à praça da matriz para intimidar as pessoas que participam do instante. Em um determinado momento um dos participantes da manifestação foi agredido verbalmente e fisicamente pelo prefeito e seu grupo. O caso foi parar na delegacia local.

Com informações do Jornalista Damião Flávio Silveira

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Grupo Amigos de Pereiro contra a corrupção divulga manifesto.

Eis o manifesto do Grupo Amigos de Pereiro contra a Corrupção. No artigo o grupo explica o objetivo do movimento. Foram distribuídos mais de cinco mil exemplares do texto pela cidade.
Leia na integra:   

MANIFESTO DE COMBATE A CORRUPÇÃO E PROMOÇÃO DA PROBIDADE ADMINISTRATIVA.

“Meu ideal político é a democracia, para que todo homem seja respeitado como indivíduo e nenhum seja venerado”. Este pensamento de Albert Einstein se encaixa perfeitamente nos ideais democráticos do grupo “Amigos de Pereiro, contra a corrupção”. É do conhecimento de todo pereirense, a luta que temos travado contra os desmandos políticos e administrativos da atual gestão municipal. Ao contrário do que faz o atual gestor, não é o poder que queremos a qualquer preço. À população, carente de bens e de conhecimentos, queremos oferecer alguns raios de liberdade. Mesmo que soe como utopia para muita gente, sonhamos com uma Pereiro liberta. Queremos que termos como corrupção, autoritarismo, perseguição e tantos outros males que impedem o exercício pleno da cidadania não façam mais parte do vocabulário da nossa gente. Queremos que o direito ao voto seja garantido ao cidadão mais simples desse lugar, acabando com a política de favores que, de forma criminosa, muitos vêm praticando. O nosso grupo que se intitula “Amigos de Pereiro, contra a corrupção” não é gleba de desocupados como já fomos taxados. O que temos feito é uma fiscalização rigorosa do dinheiro público, o que na verdade deveria ser tarefa de cada cidadão sem que isso gerasse qualquer desconforto a quem estivesse à frente de uma gestão. Não temos nenhuma rixa política, é bom que fique claro. Não invejamos a posição de quem ocupa, com status de rei lá das antigas, a função de chefe do executivo municipal. Se um dia o nosso povo descobrir a liberdade, irá perceber que lhe negaram a coisa mais preciosa. A liberdade está além de um emprego, a liberdade vai além da concessão de uma carrada de areia, a liberdade vai além de uma autorização de soltura de alguém que cometeu um pequeno delito. Independentemente das críticas que nos façam, nos manteremos firmes na promoção da probidade administrativa e no combate ao abuso de poder. Queremos fazer valer a democracia, mesmo que isso nos custe o preço que Mandela pagou para libertar o seu povo. Não queremos mais ver o povo agradecendo os favores políticos, mas queremos ver os maus políticos punidos pelo que deixaram de fazer pelo povo. Queremos ver os maus políticos pagando pelo uso indevido do dinheiro público. Vamos levar ao conhecimento de toda a população pereirense que a geração de emprego, a garantia de uma educação de qualidade, o direito à saúde devem constituir os direitos básicos de cada cidadão. Enquanto isso não se tornar realidade, não podemos falar de governo democrático. Não exerce democracia o povo que passa fome, o que não tem direito à saúde, o que não recebeu o mínimo de educação. Essa miséria é muito bem explorada pelas raposas partidárias. O povo, lesado a cada passo, é responsabilizado por não ter sabido escolher os representantes corretos. O fato é que dizem que vivemos numa democracia teórica, mas muito distante da que pensou o grande líder sul-africano Nelson Mandela. Segundo ele, “democracia com fome, sem educação e saúde para a maioria, é uma concha vazia”. É uma concha, dessas que bem disse Mandela, a Pereiro que temos hoje. Em termos físicos Pereiro tem crescido consideravelmente, mas a democracia a cada dia mingua. Não são poucos os que vivem presos, ideologicamente falando, não poucos os que pagam caro porque fizeram uma reivindicação elementar. Vemos os direitos banalmente negociados. Vemos pessoas injustamente perseguidas. Vemos direitos propositalmente negados. O programa Mesa Redonda tem sido o principal veículo de transmissão dos nossos ideais. Sem ferir, sem inventar, sem sensacionalismo ou demagogia vamos caminhando rumo a uma gestão mais transparente, sem opressão, sem humilhados nem venerados. Queremos Pereiro crescendo, queremos uma Pereiro gigante. Para isso estamos cavando e plantando as sementes da democracia. Sem ela nada se modifica, mas com ela toda a sociedade muda. Por isso, diante de todas as considerações acima, e destacando o caráter permanente do nosso trabalho, os “Amigos de Pereiro, contra a corrupção” conclamam toda a sociedade pereirense a lutar contra a corrupção que corrói a dignidade do cidadão, contamina os indivíduos, deteriora o convívio social, arruína os serviços públicos e compromete a vida das gerações atuais e futuras.

Por: Amigos de Pereiro, contra a corrupção