quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Paulo Duarte assume vaga de Deputado Estadual.


O parlamentar foi o segundo mais votado no município de Pereiro na ultima eleição .

A Assembléia Legislativa do Ceará dará posse na manhã desta quinta-feira (01/09), ao deputado Paulo Duarte (DEM). O deputado que obteve 33 mil 557 votos da ultima eleição, foi o segundo candidato mais votado do partido. Paulo Duarte assume vaga do deputado Idemar Cito que deve se afastar por um período determinado para tratar de assuntos pessoais.
Aos 55 anos, o limoeirense Paulo Carlos Silva Duarte que é Servidor Público Civil Aposentado, tem como área de atuação a defesa da segurança pública e do pequeno agricultor. Já tendo assumido o cargo em outras ocasiões, Paulo Duarte é um dos pré-candidatos a prefeitura de sua terra natal Limoeiro do Norte onde teve a maior votação da cidade (11.663 votos), ficando a frente do candidato apoiado pelo prefeito João Dilmar (PRB), Maílson Cruz (PRB) que obteve (10.459 votos) da população limoeirense.
No município de Pereiro, mesmo não sendo tão conhecido pela população, obteve 1 mil 320 votos, ficando atrás apenas do deputado Mauro Filho que foi o segundo candidato mais bem votado do Estado.

Vamos nós: O município de Pereiro ganha mais representação na Assembléia Legislativa. Além do Deputado Leonardo Pinheiro (PR) que obteve 602 votos no município e Antônio Granja com 555 votos, a presença de Paulo Duarte pode servir como uma espécie de visibilidade para a cidade. O município ainda conta com o Deputado Mauro Filho, o mais votado no município com 4 mil 682 votos, mas, está afastado assumindo a Secretária da Fazendo do Estado.

Por: Jornalista Damião Flávio Silveira


Série em homenagem a Pereiro é a mais visitada por internautas.


A série que homenageou durante toda a semana os 121 anos da cidade de Pereiro teve recorde de acessos.  Entre os dias 22 a 31 de agosto, este blog fez postagens sobre diversos personagens nas suas mais diversas áreas. Desde que foi criado em 11 de agosto de 2011, o blog obteve 2.265 acessos. Veja ao lado algumas postagens mais acessadas de acordo com a estatística do blogspot.com. 

Postado por: Administrador. 

terça-feira, 30 de agosto de 2011

É ASSIM O MEU PEREIRO


É ASSIM O MEU PEREIRO

... No semblante da serra o verde prevalece. Esculturada por um artista de talento natural. Se Deus fez arte tão bela, nela deve se conter as melhores das criaturas. O clima invejável revela um pequeno pedacinho de uma terra onde tudo que se planta dar.
É assim meu Pereiro. Do simples ao novo, do simples a história.   O maestro solicita o dobrado. Os músicos na primeira batida do tambor executam saudades da minha terra. A lagrima não se segura em meus olhos e a melodia vira um estante de lembranças. Na terra de Santos Cosme e Damião, as melhores frases não traduziriam a verdadeira paixão de seu povo, sonhar. E nesses sonhos que buscamos as lembranças, os sentimentos, as vitórias. Histórias contadas de avó pra pai, de pai para filho que se debruçam nas diversas lembranças de minha terra.
Ao ver que o cristo redentor continua a nos abençoar, nos passamos por momentos que merecem serem lembrados. Para onde foi à estátua de Santos Dumont que inúmeras vezes servia de brinquedo nas noites de paquera da pracinha do cemitério? Observado pelos olhares atentos de Cordulina Gabriel e Adausigio. Adausigio há se todas as praças tivessem um vigia tão competente e dedicado como ele! E se minha terra tem grandes personagens, sejam anônimos ou famosos, não poderíamos falar de Pereiro e esquecer pessoas que a história faz questão de citar. A cultura? A cultura não seria a mesma sem a garra de Jocilda Gabriel. Sem saber tocar violão e nem ao menos piano ou flauta, se destacava pela coragem e determinação a frente da inesquecível SOBEJE. Na companhia de Toinha Victor, Chico Amâncio e tantos outros que fizeram da SOBEJE uma realidade. Jocilda ousou.
Lembranças da Bandinha São José, sob a regência do maestro Sidney Rufino e o trompete de João Mendes. Cultura construída ao ritmo gostoso de João novi, Major, Chico Osório, Zita Leite e Zuila cantando cochas de retalhos, Seu bidó, Valfrido e a tão falada mãos de Eurideces, complementado pelo talento de Eliarde, Cyse, Lidiane e tantos outros que transformavam arte em teatro. Da sanfona tão conhecida de seu João Macedo, do jeito honroso que Rominho e Islania conduzindo nossa musica.
Quer uma foto? Fala com Bento, é a melhor da cidade. Quer um disco de vinil? Aire Som resolve, é só falar com Neido. Quer comprar Balas, passa na bodega de Cosme Leontino que ele sempre coloca cinco a mais. Quer tomar uma? Passa no bar do jessy, vai até o casebre, no lasdeca, na barraca de chicão, no bar das almas, no bar de Rafael. Hoje é sexta-feira! Ta cheio de gente na rodoviária, enquanto o ônibus da itapemirim não chega o negocio é tomar um café com bolo no comercio de Zé Mourão ou Chico Bento. Manuel de Bodega tem ônibus para Jaguaribe, mas se não der vai no carro do leite que Dedé leva.
Pereiro, das rodas de conversas nas calçadas às cinco da tarde, das feiras no dia de segunda, das festas de setembro. É nessa data onde procuramos usar nossas melhores roupas, juntamos as nossas economias e rezamos para nossos santos gêmeos Cosme e Damião. Das lembranças mais marcantes de minha terra, sempre me vem à mente as mentiras de Raimundo Dodô, o forrozao de Carlito, as brincadeiras na topique de Laecio Miroso, os leiloes gritado por primo Gilson, as loucuras de Helena Gabriel, a vontade de ajudar sempre de Dawidson Gabriel, o jeito simples de Chico Neidson, as rezas de Dona Mariquinha de Zé de Deufonso e a habilidade de careca dirigindo. Pereiro, das conversas nas calçadas de Ozana e Dona Lurdes, do escritório de Advocacia de Dr.Valmiro, da inteligência da família falcão e seu filho mais ilustre e famoso que leva o nome artístico da mesma. Pereiro, de Zé Irineu e sua coragem de transformar nossa cidade, de Antônio Nei o homem na seca de 92, de Seu Mundoca Pinheiro e sua família respeitada, do comercio de Moacir Gabriel, da Padaria de Ronaldo. Pereiro, da casa dos escravos na fazenda campos, do marco do inferno na pracinha da Teleceará, da avenida do amor. Lembranças de uma vida marcada por momentos mágicos. E como poderíamos esquecer as histórias que nossos pais contam sobre o dia em que a terra tremeu? Uns dizem que nosso pedaço de chão pode está cheio de ouro, já outros nem sabe falar sobre tal fato. Lembranças da minha terra, lembranças de meu povo, de nosso jeito simples de receber as pessoas, de nossa alegria nesse 30 de agosto. Comemorar tal data não teria sentido se não evocássemos figuras tão inlustres que não está mais entre nós. Falo de Chicão e suas histórias folclóricas, Chico Moura e sua fé em São Judas, Editem Morais e sua garra para e sua referencia para a família, Antônio Alves fechando o gol, Professor Neuzimar recitando Patativa, de Neida Moura e suas aulas de educação física e João Terceiro para organizar essa festa. Figuras importantes que não precisa aparecer para serem lembradas e que hoje divide suas experiências com todos nós, falo de dona Martinha, Maria do Céu, Socorro Rodrigues, Dona Marlinda, Vilaci Amorim. Lembranças dos ciclos bíblicos ministrados Dideus Amâncio e Carminha Almeida, da voz afinada de Socorro Almeida nos corais da igreja.  E se Deus fez arte tão bela e nela deve se conter as melhores das criaturas, ficará cargo da história incluir mais personagens e momentos neste cenário abençoado por Deus. Do meu pereiro resta-me a lembrança que o pouco tempo foi capaz de traduzir.
Meu pereiro é assim, da história contada e do jeito simples, traduzindo sua paixão por uma simples frase: Pereiro, querida terra...

Por: Jornalista Damião Flávio Silveira

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

EM PEREIRO BRILHA O SOL DA ESPERANÇA.



...o sol brilhou novamente na Serra de Santos Cosme e Damião. Coberto por raios de inspirações e sonhos de sua gente, o chão voltou a ter brilho e as arvores brotou o verde da esperança. O céu da minha serra é diferente dos outros lugares, parece que Deus nos presenteou com um espaço só nosso. A história de lutas e trabalhos estampados nas mãos do mais ilustre ao mais humilde nos dar a certeza que minha pequena Pereiro é o lugar onde as pessoas não cansam de lutar pelos seus filhos.
Comparar o passado com o presente é buscar em sua história a verdadeira eficácia de sua gente que soube como ninguém tornar sonho em realidade. Na terra de Antônio Morais, Falcão e Jaime Aquino os atores principais da história fizeram sua parte e a nova geração reforça a esperança de continuar a luta de sua gente.
Ao passar em frente ao Cemitério novo na entrada da cidade paro e fica a refletir. Na entrada a foto de João Terceiro e Nilda Campos me dar a certeza que muitos que construíram a historia já está mais entre nós. Alguns partiram prematuramente, outros, o tempo e a natureza se encarregaram de tirá-los do lugar onde nasceram, viveram e morreram. Em um pequeno espaço de tempo, essas pessoas vão dando lugar aos mais jovens, as esperanças de ver uma história não acabar. Se João Terceiro serviu de inspiração na política, a história abriu espaço para que José Irineu, Antônio Nei e Neto Estevam também estampassem uma página da nova geração política da minha terra. As novas idéias apareceram em suas administrações, o novo tomou espaço, movidos por uniões, desavenças e alternância de poder que a democracia nos permite. A verdade, é que Irineu pregou seu nome na história quando de modo heróico e valente deu a seu povo o direito a vida e a liberdade. Antonio Nei por sua vez mostrou um exemplo de inovação sendo um dos mais jovens ao chegar ao paço municipal e cumprindo sua responsabilidade com dinamismo e inovação. Neto Estevam representa um novo jeito de administrar e prega seu nome na história como um exemplo de perseverança e contato direto com o povo.
Se na política há novidades, no Direito não pode ser diferente. Quem viu José Falcão e Valmiro nos tribunais jamais poderia imaginar que hoje chamaríamos tantos irmãos de doutores ou pré-doutores da Lei. Doutor Flávio Roberto que brincava na calçada de sua casa em frente ao Fórum talvez jamais pensasse que fosse dar ordem de prisão e mostrar um distintivo para aqueles que não cumprem a Lei. Doutor Falcão Neto e Doutor Bruno Henrique viram seus sonhos se tornaram realidade após anos estudando no instinto GEL em Fortaleza, passos seguidos por Ecaterine Falcão, Pedro Gino, Eluana Nunes e tantos outros que lutam para dar mais agilidade a Lei.
Pereiro, de doutor Válber e Doutor Francisco Charamba, nomes que lutam dia a dia para ver seus irmãos com Saúde. De George Amorim e Renatinha de Desilio, apostas maiores para a área que enche os pareirenses de orgulho.
Pereiro, de Joita do SESP, de Almeida, Euzinha e Fátima de Lurdes, pessoas que viveram diretamente ligadas àqueles que necessitavam da injeçao ou curativo diário. Área que um dia poderá contar com Sara, Sava, Denia, Mariana e Ana Lídia.
Pereiro, de Valfrido, João Novi, Zita Leite e Zuila que hoje conta com os talentos de Eliarde, Islania, Rominho, Jardel e companhia.
Pereiro, de Toinho de Lurdes, Vandeilson e Joanzinho no Futsal, que hoje assiste Mutuca e companhia dar show nas quadras.
Pereiro, que poderá contar com Renatinho de Deta e Edvania Nunes para setor de fisioterapia, com Georgiane Morais e Mila Santos para Psicologia, com André Pinheiro e Diego de Cacilda na Engenharia, com Fernandinho Pinheiro para contabilidade, com João de Arão e Thiago Alves no comércio e Fernandinha Falcão no Jornalismo para divulgar como minha terra tem gente que luta.
A terra de Carminha Almeida, Vetúria e Fátima Gabriel é também de Aniela Morais e Eliam Feitosa cuidando de nossas crianças.
A terra de Acácia Morais, Cacilda, Marlinda, Socorro Rodrigues e Vilaci é também de Lívia Pinheiro, Eva Firmino, Flaudismar Silveira e Alcides Leite. Pessoas que assim como tantos outros professores dedicam sua vida a educação de nossas crianças.
Dar continuidade a história, esse é o lema na minha terra, que movida pelo desejo de novidades assiste seus jovens lutarem para conquistar seu espaço dia a dia. E se lembranças da atualidade me fazem pensar assim, porque não lembrar de tantos outros que nossa terra acolheu de braços abertos, pessoas que contribuíram para que minha Pereiro fosse o que realmente é hoje. Lembro de Junior Oficial, Jeane Valéria, Arenilson, Joana da Casa da Cultura, Doutora Cristina, Doutor Weligton e tantos outros.
O sol brilha na minha terra, e junto com ele a certeza que a história não pode parar. De cima do monte aos pés do Cristor Redentor, abro os braços e abraço minha terra com ar de emoção. Na mente amigos que tiveram que partir por falta de oportunidade, vem a mente Helena Gabriel, Lena Moura, Nara Íris, Carlinhos, Nein, Raquel e tantos outros que o tempo se encarregou de colocar cariciosamente em minha vida. Amigos que assim como demais, contribuíram para melhorar um pouco a minha Pereiro. E ao ouvir suavemente lá embaixo o som do carro de Brugulelo anunciando mais uma morte, vem o pensamento de quantas pessoas importantes já não estão mais entre nós. Bobinho e suas brincadeiras de calcadas, Neuzimar, Cosme Leotino e Domingos Vaz, Mundoca Pinheiro e Mardônio Diógenes, Edite Morais e Cosminho Alejado ou até mesmo João do Pulo, Nans ou Chico Narigão.
O sol está baixando, chega a noite na minha Pereiro, as lamparinas já não existem, e Zé Vaz já não vende mais querosene como antes. As lâmpadas acendem suavemente e Carlito, Mundinho, o posto do Mudo que já não é mais o único começa a baixar os portões. O bar de Jessy continua aberto a espera dos alunos, mas já divide sua freguesia com Arivaldo e Cícero Miroso. O coreto não está mais no lugar, cedeu espaço a um banco de madeira. As meninas podem andar tranquilamente de salto alto, pois o asfalto está cobrindo as pedras de antes. Nas calçadas as cadeiras de balança ainda permanece, sob os olhares atentos de Dona Guismar, as Cavalcantes e Chaguinha. A farmácia de Neto continua aberta, a de Fatinha também, mas, dona Eunice não vende mais o ingove da ressaca. A sorveteria que antes servia de lazer para juventude já não está mais com o ibope como no tempo de seu João de Sindó e a Conexão Power Dance e Dj Marcelo. No centro comunitário os rostos novos vão tomando espaço e Betinho dar ritmo a garotada. O frio faz a sua parte, afinal, estamos em Pereiro. Uma pequena nevoa aparece e me dar à certeza que estou na serra onde tudo parece possível.
O novo vai fazendo sua parte e escrevendo a história, as saudades tomam conta de mim e fico pensar no porque a bandinha São José nunca mais tocou saudades de minha terra pelas ruas, o Teatro Arte Mania nunca mais fez um cortejo e muitos dos nossos jovens já começam a se envolver com o mundo dos tóxicos.
É hora de dormir, o silencio tomou conta da noite e me restou um simples pensamento:
“Se história é para ser contada na posterioridade, depende de nós escrevermos da melhor maneira. Se hoje tenho assunto para falar de minha terra, é porque no passado fizeram isso de forma verdadeira e correta. Cento e vinte e um anos se passaram e o desejo de ver nossa terra sempre a prosperar continua, porque tudo que fiz até agora ou farei no futuro longe de minha Pereiro, só fará sentido quando tiver o prazer de dividir com os meus conterrâneos”...

A todos os irmãos Pereirenses Parabéns.

Por: Jornalista Damião Flávio Silveira


quinta-feira, 25 de agosto de 2011

A educação de Marlinda Firmino e Vilaci Amorim.

SÉRIE EM HOMENAGEM AOS – 121 ANOS DE PEREIRO.
PEREIRO – TERRA DE GENTE QUE FAZ HISTÓRIA. 

Marlinda e Vilaci
Os óculos do passado mudou, o velho fundo de garrafa dar espaço a um óculos mais moderno. O cabelo já não está mais o mesmo, substitui o estilo anos 60 e dar espaço a uma mulher mais moderna. O jeito manso e o pensamento prévio daquilo que vão falar lembra duas figuras importantes da educação pereirense. Se chegarmos frente à Escola Virgílio Correia Lima e perguntamos por Marlinda Firmino e Vilaci Amorim, com certeza teremos como resposta: Elas não trabalham mais aqui, estão em casa, se aposentaram!
A aposentadoria muitas vezes significa parar, descansar, usufruir da vida após anos de dedicação a uma determinada profissão. Mas, com Marlinda e Vilaci não foi assim. Longe da profissão a qual se dedicaram parte de suas vidas, Marlinda e Vilaci têm em suas mentes momentos marcantes de uma vida dedicada a educação.
Formada em pedagogia e Ciências a professora Maria Firmino Bezerra, conhecida na terra que ela tanto prestou relevantes serviços como Marlinda, é uma mulher vencedora. Casou-se no final de sua carreira profissional, foi na Itália que encontrou o seu amado “Luizinho” a qual vive até o momento. A professora do Ovídio Diógenes da extinta CNEC, da Escola Estadual Antonieta Cals e Virgilio Correia Lima é conhecida pelo seu tipo calada, fala sussurrando e conselheira dos seus alunos.
“Estude meu filho, porque só assim conseguirá ser alguém nessa vida”. Foi na sala da Diretoria da Escola Virgilio Correia Lima que a professora Marlinda aconselhava um dos seus alunos. No semblante daquela mulher guerreira podia ser observar o desejo de sucesso e os conselhos de uma experiência que poucos profissionais tivera a honra de ter. Dona de um talento familiar invejável, uma devoção à igreja permanente e um sentimento por Pereiro discreto, capaz de parar para ouvir e falar apenas o necessário, Marlinda se destacou. Foi professora em varias escolas, foi diretoras nos maiores colégios, sejam eles municipais, estaduais ou até mesmo particulares. Foi mãe sem dar a luz, foi madrinha sem pedi a benção, foi heroína de muitos alunos, foi vilão de outros naqueles momentos de castigo, foi vencedora por merecer.
Ainda na Escola Virgilio Correia Lima outra professora ficava a observar seus alunos. Antes de ceder espaço à professora Marlinda, Maria Vilaci de Amorim dirigia a maior escola da cidade. Ir a Diretoria mesmo que fosse para levar um pequeno “carão” pelo mau feito do dia, era motivo para as pernas tremer. Vilaci era dura, não poupava o sermão que ia desde a apuração do acontecido até o conselho final. Filha de uma família que preserva valores morais e éticos, Vilaci aprendeu que não pode errar tanto quando se quer chegar ao objetivo desejado. A passagem pelo Ovídio Diógenes como voluntária fez com que essa professora de jeito duro se sentisse mais parte de nossa comunidade. Foi na escola da CNEC que ela conheceu grandes profissionais que logo se tornaria grandes amigos. Como Vice-Diretora da Escola Estadual Virgilio Correia Lima, seguiu o estilo de sua colega Vilani Borges, não tolerando desrespeito e nem “maucriação”. Vilaci não foi uma diretora da “palmatória”, foi uma diretora do diálogo. Ousou como poucos e viu a escola Virgilio Correia Lima começar a se modernizar. O antigo “grupo” como era conhecido pelos mais velhos, teve a organização administrativa, pedagógica e humana da professora Vilaci Amorim. Formada em Letras, conhece como ninguém o sentido das palavras, principalmente, da palavra educação. Vilaci mesmo depois de aposentadoria prestou serviços à secretária municipal de Educação, teve sua importância, juntando-se a grandes nomes como Marleide Feitosa, Carminha Almeida, Cacilda Firmino, Socorro Rodrigues (Cultura), Carlos Alberto Negreiros e tantos outros que ela teve o prazer de conhecer em anos de magistério.
Na verdade Marlinda e Vilaci se juntam aos grandes nomes que fizeram dessa terra um exemplo de superação e conquistas. Os ensinamentos desses grandes profissionais inspiram jovens que vivem diariamente a ensinar nossas crianças.
Que o livro de história possa ser completado, que na página educação de Pereiro possa ser inscritos essas duas personagens, porque se os nomes Marlinda Firmino e Vilaci Amorim não tiverem inseridos, estará faltando grande parte de nossa história.

Por: Jornalista Damião Flávio Silveira

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Politica de Paz: Comemora ! NOSSO BLOG ATINGE MARCA DE 1.000 ACESSO...

Politica de Paz: Comemora ! NOSSO BLOG ATINGE MARCA DE 1.000 ACESSO...: Obrigado a todos que acessaram a nossa página ! 

Dados do Administrador em 24/08/2011 as 21:00h
 O blog POLITICA DE PAZ criado em...

Comemora ! NOSSO BLOG ATINGE MARCA DE 1.000 ACESSOS EM 12 DIAS

Obrigado a todos que acessaram a nossa página !


Dados do Administrador em 24/08/2011 as 21:00h

O blog POLITICA DE PAZ criado em 11 de agosto de 2011 está em festa. Em menos de duas semanas a página que fala de Pereiro atingiu até as 21 horas desta quarta-feira (24/08), o total de 1.033 acessos, média de 150 acesssos por dia em sua fase de divulgação.
A série PEREIRO, TERRA DE GENTE QUE FAZ HISTÓRIA foi a mais acessado e de acordo com as nossas estátitiscas o blog foi acessado em mais de 40 cidades.
Gostariamos de agradecer o seu acesso e temos a certeza que iremos trabalhar cada vez mais para levar a informação de qualidade com transparencia e imparcialidade.

Atencisamtente,

Jornalista Damião Flávio Silveira
Administrador

“Padre Gino: Um Pereirense pela Fé .


SÉRIE EM HOMENAGEM AOS – 121 ANOS DE PEREIRO.
PEREIRO – TERRA DE GENTE QUE FAZ HISTÓRIA
  
Em passos lentos a observar o movimento da cidade, com o chapéu de sempre a protegê-lo do sol, lá vai Padre Gino subindo o pequeno alto da Rua Santos Dumont rumo à igreja de Santos Cosme e Damião. Entre uma parada e outra, uma benção daqui e outra dali, observa se a igreja já está pronta para a missa do domingo.

Padre Gino é na verdade Domenico Zocchi, um italiano que se dedica a mais de 30 anos a evangelizar a nossa querida Pereiro. Sempre com o mesmo estilo, aquele que batizou a maioria dos filhos dessa comunidade ou se não os próprios pais, casou a maioria dos casais e encomendou os corpos de muitos dos nossos conterrâneos em seus momentos finais. O mesmo estilo que viu Pereiro passar por momentos difíceis.
Aos 65 anos de idade, o vigário que estudou Teologia no Trento Itália e foi destaque naquela turma do ano de 1971, nasceu no dia 26 de janeiro de 1946. Padre Gino na esconde alegria de celebrar a festa dos padroeiros Santos Cosme e Damião há tantos anos. A festa acontece em Pereiro há 213 anos, desde que a Igreja Matriz foi construída, em 1798, pelo povoado formado por fugitivos da seca de 1777. É um instante especial na vida desse italiano com coração pereirense. No leilão beneficente lá está Padre Gino, dividindo espaço com pereirenses que lotam a frente da casa paroquial para se divertir em forma de leilão e ajudar a paróquia. Padre Gino é um dos primeiros a dar o lance. E quem pensa que é só para “atiçar” os demais, engana-se.
Padre Gino criou o jeito próprio de celebrar as missas, sem muito “arrudeio”, indo direto ao ponto em seus sermões, não fugindo dos padrões que a igreja católica pede, mas, fazendo com que haja uma maior concentração naquilo que está sendo pregado, não tolera conversas paralelas e se preciso for, para a missa para reclamar. Levar um “carão” de Padre Gino é pior que andar nu pela cidade, ou seja, a vergonha é imensa.
Critico em suas posições, não tolera interferência político ou de outra natureza a igreja por ele representada naquela comunidade. Não é aquele padre de tapinhas nas costas, é um representante da igreja que preserva os bons costumes de uma comunidade.
A fé cristã e a referência de homem de bem, faz com que Padre Gino entre na história de nossa queria Pereiro como exemplo seriedade e compromisso com nosso povo. Falar de Pereiro sem citar Padre Gino, é esquecer parte de nossa história, é arrancar a página que fala dos homens que mudaram os rumos da história de nossa terra.
A igreja e a comunidade agradecem e Santos Cosme e Damião com certeza sentem-se seguros com a devoção de nosso povo, porque na defesa desses santos e de Deus está um homem que  atende pelo nome de Padre Gino.

Por: Jornalista Damião Flávio Silveira 



terça-feira, 23 de agosto de 2011

“Toinha Victor e Jocilda Gabriel”: Irmãs de sangue e ideais.


SÉRIE EM HOMENAGEM AOS – 121 ANOS DE PEREIRO.
PEREIRO – TERRA DE GENTE QUE FAZ HISTÓRIA. 

As mãos um pouco já tremulas e a voz arrastada como de costume. O olhar atento aos detalhes e a serenidade de quem viveu sempre a educar e servir a sua terra é a prova que Jocilda Gabriel e Toinha Victor já fazem parte da história de nossa Pereiro.
Pereirenses de se orgulhar, daquelas que saborearam momentos bons e amargaram momentos ruins. Daquelas que ver de longe o que Pereiro ainda não tinha e cuidava logo de fazer alguma coisa para mudar isso.
Se na educação as irmãs foram referencia, na cultura não poderia ser diferente. Irmãs de sangue e de ideais, irmãs que pregam seus nomes na história como exemplo de mulheres guerreiras e leais a sua amada terra.
Os cabelos brancos que dona Toinha orgulha-se de mostrar é o exemplo dos anos de trabalho em prol de sua família. É fácil encontra-la na calçada de sua casa, aquela que dividiu os momentos de felicidades com o seu amado Narcélio. A mesma casa de onde pôde assistir as festividades na praça da matriz, a mesma casa que dar para escutar as batidas diárias do sino da igreja de Santos Cosme e Damião.
Dona Toinha nunca foi coadjuvante, na verdade ela nunca gostou de aparecer, de se mostrar, fez seu trabalho com cautela, com simplicidade, com modéstia.
Jocilda Gabriel ganhou esse sobrenome depois que casou com Lucas Gabriel, a quem cuidou sempre com carinho e amor. Na verdade Jocilda Gabriel é Maria Jocilda Victor Gabriel, uma amante da cultura, uma amante da vida. Quando ouviu a Bandinha de Música São José tocando pela primeira vez nas ruas da cidade, se emocionou.  Justo,  para uma mulher que lutou tanto para conseguir juntamente com sua irmã Toinha, Padre Gino, Chico Amâncio e tantos outros fundarem a Sociedade Beneficente e Comunitária São José – SOBEJE. Associação que presidiu com seriedade até a sua partida para o Rio Grande do Norte para cuidar da saúde de seu amado Lucas. Levou consigo a saudade de sua terra, levou consigo o sentimento de dever cumprido. Hoje, não se sabe se Jocilda sente mais a saudade por Pereiro ou a tristeza de saber que nada está como ela deixou.
Jocilda e Toinha, dois nomes que bem definem a luta pela continuidade da cultura, dois nomes que viveram nos bastidores do sucesso da cultura pereirense. Dois nomes que souberam dar aos nossos jovens e crianças a oportunidade de tocar um clarinete, sax, trompete, violão, cavaquinho, ou melhor, se sentir mais parte de nossa comunidade.
A importância de Toinha Victor e Jocilda Gabriel deve ser salientada, afinal, quem nunca viu Jocilda com o sonho de comprar um piano ou de uma sede própria para SOBEJE? Quem nunca viu Toinha Victor dispensar a mensalidade de muitos alunos só para não ver a tristeza nos olhos desses jovens em não poder tocar?
A verdade é que Toinha e Jocilda servem de exemplo para o presente momento, instante em que fazemos uma reflexão sobre os caminhos que nossos jovens querem seguir. Instante em que nos perguntamos do porque muitos desses jovens estarem se envolvendo no mundo dos tóxicos.
Pereiro agradece, a cultura agradece, a juventude agradece, porque se muitas pessoas hoje têm uma conduta ilibada ela se deve parte a duas irmãs chamadas: Toinha Victor e Jocilda Gabriel.

Por: Jornalista Damião Flávio Silveira



INAUGURAÇÕES, FESTIVAL DE TALENTOS, FESTAS DANÇANTES E COMENDAS MARCAM FESTIVIDADES DA SEMANA DO MUNICÍPIO.

 
Pereiro completa 121 anos no próximo dia 30.

A prefeitura Municipal de Pereiro divulga a programação da Semana do Município. Entre as atrações está o cantor Léo Magalhães e entrega de título de cidadão Pereirense pela Câmara Municipal.
A programação não divulga o nome dos mais “novos pereirenses”, mas, esse blog apurou que o Advogado Alexon Freitas e a farmacêutica Doutora Cristina serão os contemplados com a importante comenda. A indicação foi do vereador Zé Denis (PRB) e deferido pela presidente da Casa Daniele Morais (PSDB).





Programação

25/ 08 - Quinta-Feira
lShs - II FestMup — Festival de Música Pereirense.

EXPOARTE — Exposição das Artes Plásticas pelos artistas, José Walber Alves Carneiro e José Cleudson Nogueira.
Local: Praça de Eventos José Moacir Gabriel.

26/08 - Sexta-Feira
III FESTP - Festival de Talentos Pereirense
7:30 ás 12:30hs - Apresentação e Exposição dos trabalhos literários, artísticos, científicos e humanos.
l3hs -Apresentação culturais e premiação dos trabalhos.
Local: EER Cleonice Freire de Queiroz.
18:30hs - Escolha da Miss Mirin e Miss Pereirense.
Local: Praça de Eventos José Moacir Gabriel.

27/08 - Sábado
19hs - Inauguração da Terraplanagem com revestimento em piçarra na estrada do Sitio
Grossos e Canto de Lajes.
Inauguração da reforma da Quadra Poliesportiva do Sítio Grossos.
Local: Quadra Poliesportiva do Sítio Grossos.
2Ohs - Forró c/ a banda Nelson dos Teclados.

28 / 08 - Domingo
07:3Ohs - Abertura do Campeonato Pereiro em Boas Mãos.
Local: Estádio Municipal Nogueirão.
l7hs - Inauguração Posto de Saúde José Carlos da Silva.
Inauguração da pavimentação das ruas do conjunto Populares.
Local: Av. José Bento de Morais
2Ohs - Festival de Viola.
Local: Praça da Matriz.

29/08 - Segunda-Feira
8hs — “Saúde na Praça”
1. Aferição de Pressão
2. Glicemia Capilar
3. Peso e Medida (medida de IMC)
4. Imunização (Sabin, Hepatite B, dT)
5. Palestras Educativas
6. Laboratório de Vivência em Endemias
7. Teatro
Local: Praça da Matriz.
l9hs - Solenidade de Entrega do Título de Cidadão Pereirense pela Câmara de Vereadores
Local: Câmara Municipal

30/08 - Terça-Feira
7hs - Desfile Estudantil pelas principais ruas da cidade.
l7hs — Inauguração do posto de saúde Sidneid Morais.
Local: Av. José Milton de Morais (Vila Nova).
22hs - Festa dançante com o cantor Léo Magalhães e as bandas Asas Morena e Anízio Júnior.
Local: Praça de Eventos José Moacir Gabriel.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

“Zé Irineu e Pereiro”: Amor a moda antiga.

SÉRIE EM HOMENAGEM AOS – 121 ANOS DE PEREIRO.
PEREIRO – TERRA DE GENTE QUE FAZ HISTÓRIA.  
Entre uma piada e outra, uma gargalhada sussurrante e um pensamento de um homem que viveu como poucos, lá está José Irineu a contar mais uma história com a perfeição de um amante a moda antiga de nossa querida Pereiro. Fora da política, mas, vivendo daquilo que a política lhe ensinou, o homem que estudou em uma das faculdades mais conceituadas do mundo (USP) faz questão de dizer que Pereiro foi o lugar onde realmente pode viver com intensidade. O homem que brinca com os números e desenvolve fórmulas com a genialidade de uma dos maiores economista do Brasil também chora e ver nas músicas de Roberto Carlos a citação de momentos mágicos de sua vida.
José Irineu foi um Pereirense que ousou. A saída de Pereiro para buscar o sonho de vencer na cidade grande só foi possível por que o emprego de Motoboy na Sousa Cruz o fez conhecer melhor a maior capital do Brasil (São Paulo). Quando fora convidado para entrar na política, teve que abdicar do sonho de ser um executivo da alta cúpula paulista e abandonou o cargo de gerente de um dos maiores banco de São Paulo para ajudar sua terra que passava por momentos difíceis politicamente.
O ano era 1984; o Ceará se preparava para viver um novo momento da sua história política. Com a vitória de Tasso Jereissati em 1987 para governador do Ceará, chegava ao fim a chamada “era do coronelismo”. Enquanto isso Irineu já se articulava politicamente. Nomes da política local via no jovem economista a saída para os graves problemas que a cidade e região Jaguaribara vinha enfrentando.
A onda de pistolagem tomava conta do vale do Jaguaribe, entrar em uma campanha naquela época era colocar em risco a sua vida. Mas, Irineu não se abateu, com apoio intenso do Governo Estadual, Vereadores como Leônidas Morais, lideranças como Moacir Estevam e tantos outros que se identificavam ou não, chega a Pereiro.
As ruas ficaram pequenas para receber o homem que poderia mudar a história daquela terra, a música “o portão” de Roberto Carlos, indicação do seu amigo que também vinha se São Paulo, Arivaldo, passava a mensagem que Irineu chegara para ficar.
O povo se sentia mais seguro, via-se no sorriso das crianças, dos jovens e dos idosos o sentimento de esperança. A ida de Caco Barcelos, repórter do Globo repórter da Rede Globo colocava Pereiro como uma das cidades mais violentas do Ceará. Em uma daquelas noites de sextas-feiras de 1989 a cidade assistia em suas Tv’s preto e branco a voz inconfundível do Jornalista Cid Moreira ao dizer: A seguir: Pereiro, uma terra marcada pelo medo.
Irineu intensificava sua campanha, e mesmo com a dificuldade da época sentia na pele o sentimento do povo. “Se intimidar” nunca foi um problema para “Zé Irineu” como era chamado pelos mais simples. Foi em um dos seus comícios na “Vila Nova” que Irineu em uma noite inspirada disse: “O Homem só tem duas posições, em pé ou deitado, de joelhos nunca!”.
A coragem de José Irineu foi recompensada com a sua vitória, a música “Jesus Cristo” de Roberto Carlos fazia o povo chorar naquela caminhada histórica. Ao seguir até a igreja de Santos Cosme e Damião para agradecer após o resultado, gesto esse que repetiu em todas as suas vitórias em anos posteriores, se ajoelhou fronte a estátua de Santos Cosme e Damião e agradeceu pela vitória e por sua vida.
O homem que nos seus tempos vagos se dedica a cuidar dos seus filhos elegeu seu sucessor com uma votação recorde em 1992 (Antônio Nei), foi o mais votado para deputado Estadual na campanha de 1994 em sua cidade e ainda comemorou mais duas vezes a vitória de prefeito (1996 e 2000).
José Irineu é um homem de poucos sorrisos, ri apenas o necessário e principalmente quando reconhecem o seu trabalho e a sua importância para nossa Pereiro. No Estado assumiu importantes cargos como: Presidente da APRECE, Sub-Secretário de Estado, Consultor, Conselheiro da CAGECE, escritor e tantos outros cargos que a sua discrição não nos permite saber.
Falar de José Irineu de Carvalho é contar uma história de Pereiro antes e depois dele, é dizer que o homem que gosta de piadas deixou a política mas a política não o deixou.
Homenagiar Irineu é uma questão de justiça porque quando me perguntam quem eu sou, eu tenho orgulho de dizer: Eu sou Damião Flávio, sou de Pereiro, a terra de José Irineu.

Por: Jornalista Damião Flávio Silveira


Politica de Paz: BLOG FAZ HOMENAGEM AOS 121 ANOS DE PEREIRO

Politica de Paz: BLOG FAZ HOMENAGEM AOS 121 ANOS DE PEREIRO: O Blog politica de Paz fará uma série de artigos homenagiando grandes nomes de nossa cidade em homenagem aos 121 anos de emancipação. Duran...

BLOG FAZ HOMENAGEM AOS 121 ANOS DE PEREIRO

O Blog politica de Paz fará uma série de artigos homenagiando grandes nomes de nossa cidade em homenagem aos 121 anos de emancipação.
Durante toda semana de 22 a 26 de agosto faremos uma breve relato sobre importantes nomes da politica. Portanto, aproveitem esse espaço e a série: PEREIRO, TERRA DE GENTE QUE FAZ HISTÓRIA. 



sexta-feira, 19 de agosto de 2011

PRESIDENTE DO CONSELHO DE IDOSOS DO CEARÁ REAFIRMA DADOS SOBRE PEREIRO.


A entrevista foi concedida ao Jornalista Damião Flávio Silveira direto de Fortaleza e será veiculada no PROGRAMA MESA REDONDA DA PEREIRO FM. .

Após matéria Veiculada nesse blog sobre violência contra idosos (PEREIRO LIDERA PESQUISA DE VIOLENCIA CONTRA IDOSO – 17/08) a repercussão foi intensa na cidade. Os órgãos públicos dizem contestar os dados, dizendo que Pereiro não existe essa quantidade de casos.

Para reafirmar essa publicação, que para muitos que não entenderam ou não quiserem entender, foi uma síntese de uma entrevista concedido ao jornal Bom Dia Ceará da TV Verdes Mares, a Presidente do Conselho Estadual dos Direitos dos Idosos (Órgão ligado a Secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado) Lucila Bomfim, concedeu entrevista a esse jornalista explicado os critérios usados para o recolhimento dos dados.
A entrevista será veiculada no programa MESA REDONDA da Rádio Pereiro Fm 104.9 a partir das 11:00h.

A Pesquisa divulgada pelo Censo para Mapas de Riscos Sociais (Cemaris), órgão ligado a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), registrou 7.219 denúncias de violência contra idosos nos municípios cearenses.

VAMOS NÓS: No programa MESA REDONDA deste sábado o jornalista Damião Flávio também entrevista o Deputado Neto Nunes (PMDB) e o Doutor Luis Carlos Mourão sobre divisas de municpios. 

Postado por: Jornalista Damião Flávio Silveira


Politica de Paz: PREFEITURA DE PEREIRO-CE LICITA REVESTIMENTO ASFÁL...

Politica de Paz: PREFEITURA DE PEREIRO-CE LICITA REVESTIMENTO ASFÁL...: Prefeitura Municipal de Pereiro divulgou que no dia 01 de setembro de 2011, estará abrindo processo licitatório na modalidade TOMADA DE...

PREFEITURA DE PEREIRO-CE LICITA REVESTIMENTO ASFÁLTICO PARA RUAS DA SEDE DO MUNICÍPIO




Prefeitura Municipal de Pereiro divulgou que no dia 01 de setembro de 2011, estará abrindo processo licitatório na modalidade TOMADA DE PREÇOS de nº 1208.01/2011 para revestimento asfáltico em CBUQ sobre pavimentação poliédrica com espessura de 5CM em ruas da sede do município. O anuncio da realização do certame foi publicado no Diário Oficial do Estado no dia 12 de agosto de 2011. Segundo nos informou o Sr. Ermilson dos Santos Queiroz – Presidente da Comissão de Licitação da Prefeitura, ao todo serão licitados 15.701,07m2 de asfalto totalmente financiado com recursos do Tesouro Municipal.

O CBUQ é um dos revestimentos asfálticos mais utilizados nas vias urbanas e rodovias brasileiras. Normalmente é composto por um agregado miúdo (areia), agregado graúdo (brita) e um ligante (CAP – Cimento Asfáltico de Petróleo). A mistura dos agregados com o ligante é realizada à quente em uma usina de asfalto e lançado no local por equipamento adequado conhecido como vibroacabadora.

A escolha desse tipo de revestimento asfáltico visa dar maior durabilidade á obra em questão e evitar os constrangimentos advindos da péssima qualidade do asfalto a frio, também chamado pela população pereirense de “asfalto sonrisal”, que já fora utilizado pela atual administração em outras obras de pavimentação na sede deste município.

Certamente essa é uma boa notícia para os pereirenses que transitam diariamente por ruas em péssimo estado de conservação no centro da cidade. Que o digam os moradores da Rua Santos Dumont, uma das principais vias públicas do município.

Pereiro-CE, 18 de agosto de 2011.

Antônio Sérgio Santos da Silva
Presidente do PT Pereiro

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Crônica do dia: PENSANDO BEM: EM PEREIRO, NADA FICOU VELHO.


Pensando bem, eu estou ficando velho!
Já não tenho mais a mesma disposição de oito anos atrás. Já não sonho tanto, já não brigo tanto.
Pensando bem, eu estou ficando velho!
Toda hora a saudade da minha terra amada Pereiro vem à tona. Toda hora fico a imaginar que nem tudo está como deixei.
Ando pelas calçadas da minha cidade e já não encontro as cadeiras de balança como antes, já não encontro os pais levando os filhos à igreja.
Parece que a juventude esqueceu de Deus. Parece que a juventude se afasta cada vez mais da instituição que prega o amor.
Pensando bem, eu estou ficando velho!
Comecei minha semana freqüentando o terço dos Homens na igreja de Santos Cosme e Damião em plena segunda-feira e confesso que não encontrei tantos jovens além um ou dois e de mim que já estou ficando velho.
Pensando bem, eu estou ficando velho e Pereiro ficou novo!
Novo porque já não se preserva os princípios e valores de nossos avós. Já não se dar a benção quando vamos dormir, já não agradecemos a Deus pela refeição do dia e muitas vezes nos comunicamos com pais e irmãos pelo MSN, Face book e Orkut.
Novo porque já não encontramos a juventude lutando por uma sociedade mais justa, já não encontramos o envolvimento da juventude na política.
Novo porque tudo parece normal na minha terra, porque falar a verdade virou motivo de repressão.
Pensando bem! Eu ainda não estou ficando velho. Ainda estou longe de me juntar aos 1.707 experientes idosos, ainda estou longe de entrar na estatística da minha cidade dos 1.800 casos de agressões a essa classe. 
Pensando bem! Pereiro perdeu a serenidade de uma velhice. Perdeu a inocência de uma velhice. Perdeu a experiência de uma velhice. Perdeu a solidariedade de uma velhice.
Pensando bem! Pereiro está tudo novo e esquece do velho.
Pensando bem! Pereiro esquece que o velho um dia também foi novo.

Crônica do Jornalista: Damião Flávio Silveira


quarta-feira, 17 de agosto de 2011

PEREIRO LIDERA PESQUISA DE VIOLENCIA CONTRA IDOSO.

 
Fato foi matéria do jornal de maior audiência do Estado.

A série de reportagens sobre “Direitos dos Idosos” veiculado pelo jornal Bom dia Ceará da TV Verdes Mares, ganhou destaque na manhã desta quarta feira com uma entrevista concedida pela Presidente do Conselho Estadual dos Direitos dos Idosos, Lucila Bomfim.
De acordo com a presidente, pesquisa feita pela instituição, mostra a cidade Pereiro com o maior índice de violência contra os idosos no Estado do Ceará.  De acordo com o censo de 2010, a cidade possui 15 mil 764 habitantes e desse total 1.707 são considerados idosos.
O fato é que foram registrado mais de 1.800 casos de agressão contra os “velhinhos” da cidade. Os maires casos passam por situações de violencia patrimonial, são filhos que brigam por causa de heranças e terras pertencentes aos agredidos. Casos como Homofobia que é a rejeição a Homossexuais, gays, lésbias e travestis e até mesmo racismo reforçam as estatiticas. Os números preocupa o Conselho Estadual dos Idosos e para a presidente da instituição, falta politicas de combate a essa prática frequente. “É preciso haver uma capacitação dos profissionais de saúde e Assistencia Social, o caso de Pereiro por ser uma cidade tão pequena preocupa” enfatiza.
Ainda de acordo com a entrevista coordenada pela competente jornalista Eveline Frota e os comentários de Roberto Maciel têm municípios no estado que não registra caso de agressões.
O jornal Bom dia Ceará vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 06:30 as 7:30 da manhã pela TV Verdes Mares afiliada da Rede Globo no Ceará.

(Opinando) Vamos nós: A menos de um mês a Prefeitura Municipal de Pereiro em parceria com o Governo do Estado através da Secretária do Trabalho e Assistência Social inauguraram um Centro de Referencia de Assistência Social e um Centro de Convivência para exatamente dar atenção a esses idosos. Mas, será que a Secretária de Assistência Social, em especial a Secretária Regina Célia, tem conhecimento desses dados? Ou será que essas obras recém inauguradas servirão apenas de justificativa política para população? Será que não está na hora de deixar um pouco as obras e cuidar mais das pessoas? Indagações a parte, o fato é que Pereiro aparece nos noticiários do Estado com mais esse grande ponto negativo. 

Assista Vídeo da matéria do Bom dia Ceará da TV Verdes Mares na integra. Clique:

Publicada por: Jornalista Damião Flávio Silveira


PARECE QUE TRANSPARÊNCIA NÃO É MESMO O FORTE DO PREFEITO NETO ESTEVAM


.

Não é novidade pra ninguém a extrema dificuldade da atual administração em cumprir as determinações legais que disciplinam a obrigatoriedade da prestação de contas aos órgãos de controle externo, muito pelo contrário, são corriqueiras as queixas e reclamações da câmara municipal e dos conselhos municipais dando conta do atraso no envio das prestações de contas do executivo.

Parece que essa dificuldade em cumprir a lei, tem provocado atraso, inclusive, no envio das prestações de contas ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Porém, o tribunal não deixou por menos, e vem aplicando sucessivas sansões ao Prefeito Neto Estevam como podemos constatar a seguir, nas decisões publicadas no diário Oficial do Estado nos últimos dias.

DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO SÉRIE 3 ANO III No119  FORTALEZA, 22 DE JUNHO DE 2011
“PROCESSO No9.688/10 - ACÓRDÃO No2.703/2.011
INTERESSADA: PREFEITURA MUNICIPAL DE PEREIRO
NATUREZA: TOMADA DE CONTAS ESPECIAL DE 2.009
RESPONSÁVEL: SR. RAIMUNDO ESTEVAM NETO
RELATOR: SR. CONSELHEIRO FRANCISCO DE PAULA ROCHA AGUIAR
ACORDAM os integrantes da Primeira Câmara do Tribunal de Contas dos Municípios, por maioria, com impedimento do senhor Auditor Manassés Pedrosa Cavalcante, pela PROCEDÊNCIA PARCIAL da Tomada de Contas Especial da Prefeitura Municipal de Pereiro, relativa ao exercício financeiro de 2.009, de responsabilidade do senhor Raimundo Estevam Neto, com aplicação de multa ao responsável no valor total de R$45.328,20 (quarenta e cinco mil, trezentos e vinte e oito reais e vinte centavos), em face ao envio
 intempestivo a este TCM, do Relatório de Gestão Fiscal – RGF relativo ao 2o semestre do exercício financeiro de 2009, bem como, a publicação fora do prazo legal do referido relatório. Facultado o prazo de 30 (trinta) dias para apresentação de recurso de reconsideração e/ou recolhimento aos cofres da municipalidade a quantia acima relacionada. Determinações e recomendações nos termos do voto do relator. Absteve-se de votar o senhor Auditor Manassés Pedrosa Cavalcante, que declarou seu impedimento com base no §4o do Art.79 da Constituição Estadual c/c parágrafo único do Art.60 do Regimento Interno deste TCM, por ter emitido parecer nos referidos autos.”

DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO SÉRIE 3 ANO III No119 FORTALEZA, 22 DE JUNHO DE 2011
PROCESSO No12.999/10 - ACÓRDÃO No2.877/2.011
INTERESSADA: PREFEITURA MUNICIPAL DE PEREIRO
NATUREZA: TOMADA DE CONTAS ESPECIAL DE 2.010
RESPONSÁVEL: SR. RAIMUNDO ESTEVAM NETO
RELATOR: SR. CONSELHEIRO PEDRO ÂNGELO SALES FIGUEIREDO
ACORDAM os integrantes da Primeira Câmara do Tribunal de Contas dos Municípios, por unanimidade, pela PROCEDÊNCIA da Tomada de Contas Especial da Prefeitura Municipal de Pereiro, relativa ao exercício financeiro de 2.010, de responsabilidade do senhor Raimundo Estevam Neto, com aplicação de multa ao responsável no valor de R$300,00 (trezentos reais), em face do envio intempestivo a este TCM, dos disquetes da Prestação de Contas Mensal, por meio do Sistema de Informações Municipais - SIM, relativa ao mês de janeiro do exercício financeiro de 2.010. Facultado o prazo de 30 (trinta) dias para apresentação de recurso de reconsideração e/ou recolhimento aos cofres da municipalidade a quantia acima relacionada. Após o trânsito em julgado da decisão e não recolhida a multa acima indicada, representar ao Ministério Público Estadual. Determinações e recomendações nos termos do voto do relator.
“DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO SÉRIE 3 ANO III No135 FORTALEZA, 15 DE JULHO DE 2011
PROCESSO No9.689/10 - ACÓRDÃO No3.195/2.011
INTERESSADA: PREFEITURA MUNICIPAL DE PEREIRO
NATUREZA: TOMADA DE CONTAS ESPECIAL DE 2.009
RESPONSÁVEL: SR. RAIMUNDO ESTEVAM NETO
RELATOR: SR. AUDITOR MANASSÉS PEDROSA CAVALCANTE
ACORDAM os integrantes da Segunda Câmara do Tribunal de Contas dos Municípios, por unanimidade, pela PROCEDÊNCIA PARCIAL da Tomada de Contas Especial da Prefeitura Municipal de Pereiro, relativa ao exercício financeiro de 2.009, de responsabilidade do senhor Raimundo Estevam Neto, com aplicação de multa ao responsável no valor de R$1.064,10 (um mil e sessenta e quatro reais e dez centavos), em face ao envio intempestivo a este TCM, do Relatório Resumido de Execução Orçamentária - RREO, relativo ao 6o bimestre do exercício
financeiro de 2.009. Facultado o prazo de 30 (trinta) dias para apresentação de recurso de reconsideração e/ou recolhimento aos cofres da municipalidade a quantia acima relacionada. Após o trânsito em julgado da decisão e não recolhida a multa acima indicada, representar ao Ministério Público Estadual. Determinações e recomendações nos termos do voto do relator”.


Pelo que podemos constatar, em curto período de tempo, a nossa augusta corte de contas aplicou nada menos que três sansões ao Prefeito Neto Estevam, totalizando o valor de R$ 46.692,30 (quarenta e seis mil e seiscentos e noventa e dois reais e trinta centavos), todas por descumprimento dos prazos legais para envio de relatórios relacionados a suas contas de governo.

Bom exemplo para que a Câmara Municipal e os Conselhos Municipais descruzem os braços e façam valer a prescrição legal através da justiça.


Antônio Sérgio Santo da Silva
Presidente do Partido dos Trabalhadores de Pereiro.