quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Crônica do dia: PENSANDO BEM: EM PEREIRO, NADA FICOU VELHO.


Pensando bem, eu estou ficando velho!
Já não tenho mais a mesma disposição de oito anos atrás. Já não sonho tanto, já não brigo tanto.
Pensando bem, eu estou ficando velho!
Toda hora a saudade da minha terra amada Pereiro vem à tona. Toda hora fico a imaginar que nem tudo está como deixei.
Ando pelas calçadas da minha cidade e já não encontro as cadeiras de balança como antes, já não encontro os pais levando os filhos à igreja.
Parece que a juventude esqueceu de Deus. Parece que a juventude se afasta cada vez mais da instituição que prega o amor.
Pensando bem, eu estou ficando velho!
Comecei minha semana freqüentando o terço dos Homens na igreja de Santos Cosme e Damião em plena segunda-feira e confesso que não encontrei tantos jovens além um ou dois e de mim que já estou ficando velho.
Pensando bem, eu estou ficando velho e Pereiro ficou novo!
Novo porque já não se preserva os princípios e valores de nossos avós. Já não se dar a benção quando vamos dormir, já não agradecemos a Deus pela refeição do dia e muitas vezes nos comunicamos com pais e irmãos pelo MSN, Face book e Orkut.
Novo porque já não encontramos a juventude lutando por uma sociedade mais justa, já não encontramos o envolvimento da juventude na política.
Novo porque tudo parece normal na minha terra, porque falar a verdade virou motivo de repressão.
Pensando bem! Eu ainda não estou ficando velho. Ainda estou longe de me juntar aos 1.707 experientes idosos, ainda estou longe de entrar na estatística da minha cidade dos 1.800 casos de agressões a essa classe. 
Pensando bem! Pereiro perdeu a serenidade de uma velhice. Perdeu a inocência de uma velhice. Perdeu a experiência de uma velhice. Perdeu a solidariedade de uma velhice.
Pensando bem! Pereiro está tudo novo e esquece do velho.
Pensando bem! Pereiro esquece que o velho um dia também foi novo.

Crônica do Jornalista: Damião Flávio Silveira


Nenhum comentário:

Postar um comentário